A Volkswagen Caminhões e Ônibus incorpora na sua linha de caminhões mais uma opção ao transportador que, se não garante a manutenção de sua atual liderança dentre os semipesados, reforça portfólio na disputa da oferta de caminhões 8x2. Agora, além do Constellation 30.330, a empresa coloca como opção de entrada o Constellation 30.280.
Para a novidade, a fabricante de Resende (RJ) usou receita consagrada pelo 24.280, campeão disparado de vendas na categoria. O lançamento passa a ser o único caminhão rígido com o segundo eixo direcional dianteiro dotado de tecnologia EGR, solução de tratamento de gases que dispensa o uso de Arla 32.
O modelo apareceu pela primeira vez na Fenatran de 2017 ainda como uma possibilidade para o mercado. Surge agora, no entanto, contando vantagem de 70 unidades já vendidas desde que passou a ser oferecido pela rede, em janeiro. Segundo Andria Giusti, engenheira de marketing do produto, o 30.280 se apresenta como uma proposta pouco explorada, mas com demanda reprimida. “É uma opção para atender ao transporte por médias e longas distâncias rodoviárias com menos potência, mas que ainda garante rapidez nas operações.”
Continua depois do anúncioO novo produto da VWCO, com capacidade para 29.000 kg de peso bruto total (PBT), é indicado para atuar em diversas aplicações, dos baús à carga seca passando por tanque e sider. Destinado ao transportador que procura contar com a maior plataforma de carga possível, o veículo pode sair de fábrica a partir de três distâncias de entre eixos, permitindo implementações de 8 a 9,5 metros de comprimento.
No conjunto mecânico o veículo traz o motor MAN D08 que desenvolve 277 cv a 2.300 rpm e torque de 107 kgfm de 1.100 a 1.700 rpm associado a um câmbio mecânico de nove marchas, mas tem como opcional transmissão automatizada de seis velocidades, “tendência que promete ganhar cada mais força no segmento 8x2”, avalia Andria Giusti.
O Constellation 30.280 ainda pode sair de fábrica com cabine estendida, leito teto baixo ou leito teto alto. Conforto e conveniências internas ficam por conta da presença de banco do motorista com suspensão pneumática, ar-condicionado, acionamento elétrico de vidros e espelhos externos e ajustes na coluna de direção.
A VWCO já apresenta desempenho invejável na categoria de semipesados. No ano passado, liderou as vendas no segmento com 38% de participação do total de 6.805 unidades licenciadas. De acordo com expectativas de Andria Giusti, o mercado de 8x2 gira em torno de 2.000 caminhões por ano. Apenas com o 30.280 espera vender de 12% a 15% do volume até fim de 2019, entre 240 e 300 unidades.