Mercado

VW 24.280 segue muito à frente da concorrência

Modelo da MAN tem liderança isolada no disputado segmento de semipesados

Décio Costa

27 de nov, 2017 · 3 minutos de leitura.

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Constellation 24.280
Crédito:Foto: MAN Latin America

Se há alguma estratégia das fabricantes em tomar o primeiro lugar em vendas do Constellation 24.280, com certeza o plano não está surtindo resultado. O caminhão leva muita vantagem sobre as demais opções do mercado, podendo afirmar que a disputa ocorre mesmo da vice-liderança para baixo.

No acumulado do ano até outubro, o semipesado da Volkswagen Caminhões e Ônibus somou 1.636 unidades licenciadas, o que representou 14,75% de participação no segmento, de acordo com os números da Fenabrave, a federação que reúne as distribuidoras de veículos.

O desempenho do modelo contabiliza quase o dobro de emplacamentos em relação ao segundo colocando do ranking, o Mercedes-Benz Atego 2426, com 822 unidades licenciadas nos dez primeiros meses do ano, o que permitiu ter fatia de 7,41%.


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A fabricante de São Bernardo do Campo (SP), porém, ganha no conjunto de veículos que disputam a categoria. Além da vice-liderança a montadora tem representantes na terceira, na quinta e na nona posição, somando ao todo 4.625 unidades negociadas no acumulado do ano.

A Volkswagen Caminhões e Ônibus também participa do segmento com quatro modelos, depois da liderança, aparece no sexto, sétimo e oitavo lugar, mas que somam 3.086 caminhões emplacados.

Somente duas outras marcas preservam posição no ranking dos dez mais vendidos, a Ford Caminhões, com o Cargo 2429, em quarto lugar com 804 unidades vendidas e participação de 7,25%, e a Volvo, na lanterna da lista, com 404 unidades emplacadas do VM 270 ou fatia de 3,64%.


O semipesado mais vendido do País tem vocação para aplicações rodoviárias de curtas, médias e longas distâncias. Configurado como 6x2 traz motor MAN de 277 cv e torque de 1.050 Nm. Um dos bons argumentos do veículo a tecnologia EGR, de recirculação de gases, o que dispensa o uso do agente Arla 32. No trem de força o transportador também pode optar por caixa automatizada V-Tronic de nove velocidades da ZF.

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