Volvo FH tamanho XXL

Marca começará a produzir versão ampliada da cabine, além de introduzir mais uma função inteligente de segurança

Volvo ampliou a cabine FH Crédito: Foto: Volvo Trucks

Com o objetivo de garantir mais conforto nas operações de longas distâncias rodoviárias, nas quais não há alternativa ao motorista senão encarar muitos dias fora de casa, a Volvo anunciou a oferta de uma versão ampliada da já espaçosa cabine FH Globetrotter, a XXL.

O projeto acrescenta ao habitáculo mais espaço na área de descanso do veículo, com a introdução de uma cama mais generosa. Para isso, a engenharia da marca sueca alongou em 25 centímetros a parte traseira da cabine.

O resultado permitiu instalar uma das maiores camas do mercado, com 13 cm a mais no comprimento e 25 cm mais larga na comparação com o leito convencional de um FH, de 1,9 metros de comprimento e 80 cm de largura, conforme especificação técnica da montadora. O colhão adotado também é de qualidade superior, integrado com almofada de espuma de poliéster, além da possibilidade de ser reclinável.

A cabine FH XXL não é propriamente uma novidade da marca. Em 2017, a operação da Volvo na Austrália apresentou a versão no Brisbane Truck Show, evento do setor de transporte local. Mais uma vez, a variante deverá marcar presença por lá, de 16 a 19 de maio próximo, porque a cabine começa a ser produzida para entregas na Europa em junho e, logo em seguida, em agosto, para a Austrália.

Adicionalmente à versão XXL, a Volvo também anunciou mais uma função de segurança extra disponível em toda a linha de produtos. O recurso, que chamou de Alerta de Distância, projeta uma lua vermelha no para-brisa do caminhão ao entender que há um risco de colisão na traseira do veículo que vai à frente.

O dispositivo integra a versão mais recente do pacote de assistência de direção com frenagem de emergência da empresa. Se o motorista não tomar alguma atitude após ser alertado por meio de avisos luminosos e sonoros, o sistema reage acionando o freio.

Caso o piloto automático de controle de velocidade não esteja ativado, o Alerta de Distância entra em ação automaticamente a partir dos 60 km/h. De mesma maneira que outros sistemas inteligentes da companhia, o novo recurso combina tecnologias de câmeras e radares para calcular distâncias e identificar objetos à frente.


Notícias relacionadas