Redação

20/11/2023 - 5 minutos de leitura.

Scania cria empresa de locação de caminhões elétricos

Juna é o nome da nova empresa da Scania em parceria com a Sender para locação de caminhões elétricos da marca na Europa

Scania Juna Crédito: Scania/Divulgação

Com o objetivo de acelerar a descarbonização, a Scania criou a Juna, empresa de locação de caminhões elétricos. A nova divisão é fruto de uma parceria entre a fabricante do grifo e a Sender Technologies GmbH, gerenciadora de frete digital com presença no velho continente. Seja como for, a locadora, com sede em Berlim, na Alemanha, propõe um modelo inovador de negócio. Por exemplo, o pagamento será feito conforme o uso do veículo.

LEIA MAIS

Maiores caminhões rodoviários do mundo; comprimento passa de 1 km
Bitrens e Rodotrens estão liberados na Anchieta, mas com restrições
Scania R 660 tem personalização alusiva a Indiana Jones; veja como ficou

Continua depois do anúncio

Assim, as empresas acreditam que, neste formato, será possível abrir efetivamente o caminho para a adoção em larga escala de caminhões elétricos. Afinal, o valor desses modelos para aquisição chega a ser entre duas a três vezes maior que o de caminhões a diesel. Além disso, será possível acelerar a meta de 2040 na Europa, que é zerar o uso de combustíveis fósseis no continente. 

Juna da Scania traz inovador modelo de negócio

Juna já está em operação na Alemanha e deve se estender para mais países da Europa; foto: Scania/Divulgação

Além de incluir acesso aos caminhões elétricos, a Juna vai oferecer serviços como reparos e manutenção. Bem como telemetria, seguros, entre outros. Ou seja, terá os mesmos serviços já oferecidos pela Scania na forma tradicional.


Todavia, é por meio dos serviços de telemetria que a Juna vai cobrar a locação. Com o monitoramento em tempo real do veículo, a locadora poderá calcular o km rodado, assim como rotas utilizadas, carga transportada, etc. Do mesmo modo, com o aparato da Sender Technologies, vai oferecer estudos de rota para otimizar a autonomia dos veículos pesados.

Projeto piloto

Seja como for, o primeiro caminhão da Juna já começou a operar na Europa. Foi locado para a empresa FMCG, de Stuttgart, na Alemanha. O modelo atua nas mesmas rotas que os caminhões equivalentes a diesel da transportadora já rodam. Porém, o caminhão tem potencial para alcançar uma redução anual de 93 toneladas de emissões de CO2. Isso conforme avaliações preliminares da locadora.

"Este é um momento crucial para a nossa indústria. Temos o desafio, por meio dessa parceria, de aumentar a adoção dos caminhões elétricos. Vale lembrar que ao menos 70% de todos os caminhões da Europa pertencem a pequenas transportadoras com menos de 10 veículos na frota. Ou seja, a combinação da oferta de pagamento por utilização da Juna deve ajudar a aumentar a procura por esses modelos", declarou o CEO da Sender, David Nothacker.


Siga o Estradão no Instagram!

Notícias relacionadas

Notícias

Caminhões pesados passarão por novos testes de impacto

Notícias

Volkswagen começa produção na Argentina e quer mercado da Mercedes-Benz

Lançamentos

Caminhões Scania P ganham caixa G25 do Super e ficam mais leves

Mercado

Volvo FH 540 vende o dobro do Scania R 540 Plus; veja o ranking