Andrea Ramos

18/12/2023 - 6 minutos de leitura. Atualizado: 19/12/2023 | 20:17

Scania 460 R Super ou R 450 Plus: qual caminhão é melhor negócio

Com 627 unidades a mais que o Plus, Scania vê tendência de alta para o caminhão com motor Super, que leva vantagem; veja o comparativo

Scania Crédito: Scania/Divulgação

Conforme dados de emplacamento da Fenabrave, o Scania 460 R Super vende mais que o Scania R 450 Plus. Ou seja, o modelo com motor Super vendeu entre janeiro e novembro 2.554 unidades. Enquanto que o Plus de 450 cv emplacou 1.927 modelos. Vantagem de 627 unidades para o Super. Contudo, vale lembrar que a geração Plus chegou ao mercado em maio. Portanto, os resultados são a soma do Scania R 450 Plus e Euro 5.

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Nesse sentido, conforme o diretor de vendas de soluções da Scania Brasil, Alex Nucci, a fabricante do grifo não fez muitos estoques de caminhões Euro 5. "Entramos em 2023 com cerca de 600 caminhões Euro 5 na rede", diz. Assim, leva-se a crer que boa parte das vendas do R 450 é do Scania Plus. Modelo que atende às demandas de emissões Euro 6.

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Super tem vantagens em relação ao Plus (Scania/Divulgação)

Scania Super vs. Scania Plus

Contudo, as vantagens do Super se devem ao trem de força. Ou seja, motor e caixa totalmente novos. Assim, o motor traz novo comando duplo no cabeçote e o Scania Twin SCR, sistema de injeção dupla de AdBlue (Arla 32). O que aumenta a eficiência do processo de pós-tratamento dos gases do escape.

Além disso, o motor de seis cilindros e 13 litros conta com bomba hidráulica de refrigeração variável. Bem como atualizações nos coletores do turbo e no escape. Da mesma forma, a taxa de compressão subiu. Agora, a pressão no topo do cilindro é de 250 bar. Além disso, o Super tem nova transmissão G25. Além de 75kg mais leve que a GRS905 do Plus, é mais silenciosa em 3,5 decibéis. Com o novo câmbio, o caminhão traz economia de 1% de diesel.


Seja como for, ambas as caixas, do Super e do Plus, são Opticruise automatizadas. Assim, o motor do Plus, tecnicamente é o mesmo Euro 5. Porém, para atender ao Euro 6, recebeu o sistema de pós-tratamento. Ou seja, tecnologia SCR, além dos sistemas DOC e DPF. Em comum, os caminhões de ambas as linhas contam com eixos 885. E com 90 t de capacidade máxima de tração.

O mercado

Seja como for, para Nucci a tendência é que, em 2024, o Scania Super tenha ainda mais vantagens sobre o Plus. Apesar de ser um caminhão mais caro, mostra-se em média 8% mais econômico.

"Há empresas que compraram o caminhão Super viram as vantagens em termos de eficiência. A gente fala na economia de 8% frente aos modelos Euro 5. Mas há operações em que o Super já se mostra até 12% mais econômico. E o empresário faz essa conta e percebe vantagens. Paga mais caro, mas o custo da operação é menor. Então, há compensações", explica Nucci.


No que se refere ao preço, uma versão do Scania Plus 6x2 custa R$ 1.023 milhão. Enquanto que o modelo equivalente na gama Plus sai por R$ 886 mil, segundo a Fipe. Entretanto, para o executivo, os caminhões vão conviver no mercado. Afinal, muitas empresas ainda compram pelo preço. E o Scania Plus vai atender esse segmento. "Mas temos clientes que estão comprando os dois. Para aquela atividade que precisa ter eficiência e o frete remunera, o cliente opta pelo Super. Se o frete não remunera, aí ele adquire o Plus", aponta Nucci.

Diferenças entre Super e Plus

Na gama fora-de-estrada a Scania vai manter apenas o motor Super (Divulgação)

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