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Renault lança caminhão elétrico para uso em obras

Renault Trucks desenvolve um caminhão elétrico inédito dedicado às atividades dentro dos canteiros de obras

Redação

24 de mar, 2021 · 4 minutos de leitura.

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Renault

A Renault Trucks foi uma das primeiras fabricantes de veículos comerciais a apostar na eletromobilidade. E, na Europa, ela também está entre as que saíram à frente na introdução de caminhões elétricos naquele mercado.

Nesse sentido, a marca, que já apresentou uma vasta gama de caminhões elétricos de distribuição, agora está lançando um modelo exclusivo para obras. Ou seja, a marca francesa dá continuidade à transição do transporte com emissões zero.

Dessa forma, o Grupo Noblet, empresa de locação de máquinas e veículos obreiros, foi a primeira da Europa a receber o inédito D Wide Z.E. Porém, exclusivo para atuar na operação com basculante e guindaste.


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O caminhão elétrico tem configuração de eixo 6x2. Sendo o eixo traseiro direcional. Ademais, o veículo totalmente elétrico está equipado com um pacote de quatro baterias de 66 kWh.

Obreiro da Renault se adequa às cidades

O Renault Trucks D Wide Z.E para obras se adéqua às operações em ambientes urbanos e interurbanos. Logo, seu baixo nível de ruído, bem como a ausência de emissões de gases de escape, são seus maiores atributos.


O conforto do trabalhador e a qualidade de vida a bordo foram melhorados significativamente. A utilização de caminhões elétricos no local também elimina um dos maiores problemas que ocorrem no uso off-road. Ou seja, o levantamento de poeira. Nesse sentido, o caminhão dispensa a necessidade de instalação do sistema de exaustão vertical.

Nos canteiros de obras, os guindastes e basculantes, que exigem a manutenção do motor, com a nova versão da Renault operam com sistema movido a bateria. Assim, há menos frequência de manutenção. Uma vez que o sistema elétrico não dispõe da quantidade de componentes como o do motor a combustão.

“Alguns dos nossos clientes estão dispostos a pagar mais por equipamentos elétricos e livres de emissões. E, sobretudo, que são silenciosos. Por isso, resolvemos investir nesse modelo", diz o CEO da Noblet, Laurent Galle.


Autonomia

O Grupo Noblet escolheu a versão do D Wide Z.E. Ele tem quatro baterias de 66 kWh, que podem ser recarregadas em menos de 10 horas, a partir de uma tomada de 22 kW. Se o cliente optar pela recarga rápida, e em menos de 2 horas, a Renault dispõe da tomada de 150 kW.

Nesse sentido, uma recarga parcial, de uma hora (22 kW), fornecerá 15 a 20 km adicionais. Tornando a eletricidade uma tecnologia ideal para uso urbano.

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