Notícias

Volvo lança série 'Papo de Motorista' no Youtube

Com episódios semanais, série de vídeos da Volvo batizada de Papo de Motorista traz informações para ajudar os motoristas no dia a dia e dicas sobre manutenção e utilização das tecnologias dos caminhões da marca

Aline Feltrin

03 de dez, 2020 · 6 minutos de leitura.

Publicidade

Volvo
Crédito:Divulgação/Volvo

A Volvo acaba de lançar uma série de vídeos batizada de "Papo de Motorista" em canal no Youtube. O objetivo da produção é, segundo informações da empresa, compartilhar conhecimento e informações úteis de forma simples e rápida. Sempre com foco no motorista de caminhão.

As gravações foram feitas dentro da cabine de um Volvo FH 540 e de um Volvo FH 460. Os temas são relacionados à direção segura e eficiente. Os instrutores vão mostrando com funcionam as tecnologias eletrônicas disponíveis nos dois modelos.

Com a ajuda de alguns desses sistemas, como os disponíveis na linha 2020 da Volvo, é possível reduzir o consumo de combustível em até 10%. Há também sensor de ponto cedo e detector de atenção, que reduzem o risco de acidentes, entre outros.


Publicidade

Volvo traz temas como segurança e tecnologia

O primeiro episódio aborda a importância do sistema de iluminação. Esse é um item essencial para a segurança ativa do veículo. As lâmpadas devem ser trocadas imediatamente.

Quando uma delas deixa de funcionar, o motorista é avisado por meio de um alerta no painel. No vídeo o técnico ensina a trocar as lâmpadas dos faróis dianteiros e das lanternas traseiras.

Com episódios semanais, que vão ao ar todas as quintas-feiras, a série é apresentada por Edson Cesari e Maik Zubricki. Eles são instrutores da Volvo Academy, nome da área de treinamento da marca. Segundo informações da empresa, as dicas são práticas e de fácil compreensão.


Marcas apostam no treinamento online

A Volvo não está sozinha nessa empreitada. Em julho deste ano, a Volkswagen Caminhões e Ônibus lançou cursos virtuais à distância para caminhoneiros de todo o Brasil. O serviço de orientação aborda temas como direção defensiva, mecânica básica, novas tecnologias e lei da balança, entre outros.

Os cursos são ministrados em parceria com a SafeD. A instituição de ensino é reconhecida pelo Detran e pela Federação Internacional de Automobilismo (FIA). Com duração de seis meses, as aulas estão sendo oferecidas até dezembro.


A Iveco mantém em seu blog vídeos do Papo de Caminhoneiro. Há vários conteúdos que visam ajudam o motorista do caminhão. Sobretudo com dicas sobre como dirigir com mais segurança e cuidados com a saúde.

Além de, obviamente, mostrar os recursos disponíveis nos modelos da marca. Isso permite que o motorista tire o maior proveito possível do caminhão.

Na mesma linha há o Juntos no Caminho – Scania. Os grupos de concessionárias Codema, Suvesa e Cavese passaram a produzir e publicar vídeos educativos voltados aos motoristas de caminhão. O objetivo é reduzir o consumo de combustível. O primeiro trata da marcha lenta.


Concorra a uma vaga de emprego

Em outubro, a Mercedes-Benz lançou a Estrela das Estradas, que oferece cursos profissionalizantes a motoristas. Os conteúdos abrangem conceitos que, segundo a fabricante, são essenciais para a vida profissional e pessoal. Os conteúdos são abrangentes e apresentados por meio de uma linguagem simples, sem muito "tecniquês".

A plataforma online oferece 12 módulos gravados com especialistas. As aulas têm entre 20 e 30 minutos de duração. Há diferentes temáticas, como mecânica, manutenção, retenção de falhas e novas tecnologias, entre outras.

Os vídeos estão disponíveis por meio de site. Para participar, basta se inscrever gratuitamente. Após concluir um dos 12 módulos, o participante poderá fazer uma prova online. O teste tem 20 questões com respostas em formato de múltipla escolha.


As pontuações dos resultados das provas serão somados e os mais bem colocados se classificam para a final. Essa última prova tem 30 questões. Os vencedores passarão a fazer parte de um banco de dados e poderão concorrer a oportunidades de emprego em empresas de transporte.

Deixe sua opinião