Semirreboques e reboques que funcionam independentes da cabine do caminhão é a ideia por trás de um projeto piloto da Transportadora Americana em parceira com Sunew, fabricante do chamado OPV, filme fotovoltaico orgânico. Uma película adesiva instalada no teto da carreta absorve a luz a solar e a transforma em energia por sistema eletrônico para suprir demandas de componentes como baterias, rastreadores, sistemas de exaustão e ventilação.
Celso Luchiari, diretor da TA, conta que num primeiro momento a tecnologia equipa as carretas da empresa com fechaduras dotadas de segredos randômicos. Como na garagem da empresa há mais semirreboques que cavalos-mecânicos, muitos desses equipamentos perdiam a configuração ao ficarem parados, sem a alimentação da bateria do caminhão, impossibilitando a abertura do compartimento de carga. “Perdíamos muito tempo com isso, porque para reconfigurar a senha da fechadura só com a intervenção do fabricante. Com a tecnologia ganhamos agilidade nos processos de transferência.”
Agora, com a instalação do filme fotovoltaico, as fechaduras são abastecidas de energia de maneira contínua, evitando a indisponibilidade da carreta. Por enquanto, a transportadora faz os testes em seis semirreboques, mas pretende levar para todas as vinte carretas que tem com este tipo de fechadura eletrônica.
Continua depois do anúncioO diretor da TA adianta que o uso da energia solar nas fechaduras eletrônicas é apenas um primeiro passo para outras aplicações na frota da empresa. Em breve, por exemplo, a tecnologia poderá ser empregada para alimentar o sistema de rastreamento das carretas e os climatizadores do compartimento de carga, principalmente nas operações de transporte de medicamentos.
A adoção do filme voltaico para proporcionar mais autonomia de energia aos reboques e semirreboques se mostra promissora com relação às células rígidas, que trincam com o atrito. A tecnologia é flexível, portanto, não sofre com as torções as quais o veículo é submetido, não sobrecarrega a estrutura por se leve, além de oferecer uma energia limpa independente do funcionamento do motor ou de qualquer outra fonte externa.
“Diferentemente das estruturas convencionais, que precisam estar conectadas à bateria para garantir a operação, os modelos com a tecnologia do filme possibilitam ao motorista uma viagem mais segura, confortável e econômica”, resume o gerente de novos negócios da Sunew, Filipe Ivo.