Redação

26/01/2024 - 6 minutos de leitura.

Novo Volvo VNL é lançado poucos dias antes do novo FH

Volvo lança nova linha VNL, a mais popular da marca nos EUA, com atualizações no visual, motor e câmbio que garantem até 10% de redução de consumo

Volvo VNL Crédito: VTNA/Divulgação

O novo Volvo VNL acaba de ser lançado nos Estados Unidos. Segundo a Volvo Trucks North America, o modelo bicudo traz atualizações no visual e tecnologias eletrônicas, além de aerodinâmica mais eficiente. Assim, a redução do consumo de diesel chega a 10%. Vale lembrar que o lançamento ocorre poucos dias antes da estreia do novo Volvo FH, marcada para a próxima segunda-feira (29). Conforme antecipado pelo Estradão, o FH vai ter cabine maior, inspirada na do Concept Truck criado no Brasil.

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Novo VNL chega cheio de novidades e tem consumo até 10% menor do que o anterior; FOTOS: Volvo
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De acordo com a Volvo, o novo VNL será produzido na fábrica de Dublin, no Estado da Virgínia. Além disso, usa a plataforma que servirá de base para todas as tecnologias futuras da marca. Ou seja, isso inclui motores elétricos a bateria e a célula a combustível. Assim como os de combustão interna que funcionam com combustíveis renováveis, como hidrogênio. 

Do mesmo modo, o novo VNL antecipa as tecnologias de segurança que vão ser usadas nos futuros caminhões da Volvo. Isso abre caminho para a produção de caminhões totalmente autônomos. Dessa forma, o novo Volvo VNL é parte integrante da visão da Volvo Trucks de zero emissões e zero acidentes.

“A introdução deste produto é o início de uma nova era para a Volvo Trucks, nossos clientes e seus motoristas. Analisamos minuciosamente as tendências e transformações que impactarão a indústria. Assim como as necessidades de nossos clientes. Incluindo as demandas de sustentabilidade e transporte do futuro”, diz o presidente da Volvo Trucks North America, Peter Voorhoeve. 


Desenho em prol da eficiência

A resistência aerodinâmica tem um grande impacto na eficiência de combustível de um caminhão. Nesse sentido, a marca desenvolveu o que chama de design simplificado e mais angular da cabine em forma de cunha. 

Destaque para o novo visual, com grande redesenhada e mais aerodinâmica; FOT: Volvo

Do mesmo modo, os ganhos aerodinâmicos adicionais ficam também por conta da integração do para-brisa curvo e colado. As folgas em torno de áreas de ar turbulentas ficaram mais estreitas, como aberturas de rodas, para-choque e capô. Esses componentes foram desenvolvidos e testados em paralelo com o SuperTruck 2, da Volvo Trucks.


Os engenheiros da Volvo Trucks também fizeram melhorias significativas na oferta de motores. O VNL é movido pelo motor D13, disponível em quatro classificações de potência, variando de 405 a 500 cv e três de torque - de 242 a 270 mkgf. A transmissão I-Shift também recebeu melhorias e as trocas de marcha estão até 30% mais rápidas. Há ainda a solução I-Torque, que aumenta o desempenho do motor.

Recursos de segurança

A segurança está ativa no VNL, por meio do Volvo Active Driver Assist Plus. O que engloba Pilot Assist, de centralização ativa na faixa. Assim como o recurso de detecção de pedestres. Ou seja, alerta o motorista se um pedestre ou ciclista estiver perto de uma área de ponto cego do caminhão.

Como novidade, a Volvo passa a oferecer o airbag de cortina lateral. Aqui no Brasil o item é oferecido pela Scania. Outro recurso é o E-Call, o recurso conecta o motorista aos serviços de


A Volvo oferece ainda no VNL um novo sistema de suspensão pneumática opcional chamado Global Rear Air Suspension (GRAS), que melhora a estabilidade do veículo. O componente oferece qualidade de condução, estabilidade e dirigibilidade.

O sistema ainda conta com o software de suporte Volvo Smart Suspension que funciona perfeitamente com o sistema Volvo Dynamic Steering, volante elétrico da marca. Dessa forma, fornece controle de direção preciso. Além de reduzir a fadiga do motorista, independentemente da carga, do terreno, das condições da estrada.

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