Desde 2014, quando lançou o que chama de Econfort, conceito de desenvolvimento de produtos para garantir eficiência ao transporte de carga, a Mercedes-Benz praticamente transformou o Axor em um novo modelo com contínuos aprimoramentos. Durante os últimos quatro anos o caminhão incorporou perto de 60 inovações com o objetivo de estar o mais adequado possível à realidade da região da América Latina.
Nas diversas etapas da reengenharia pela qual passou o Axor, a fabricante focou em itens capazes de entregar economia de combustível e reduzir os custos de manutenção. Mais recentemente, a empresa tratou de proporcionar mais segurança e conforto.
Quem passou pela Fenatran 2017 pode ver de perto pelo menos 13 novidades introduzidas na linha, tanto para a versão rodoviária quanto fora de estrada. A mais visível é apenas estética, com a oferta de novas cores, como azul, cinza, amarelo e laranja. Outras, no entanto, são capazes de mudar, para melhor, o dia a dia do motorista, caso do rebaixamento do túnel do motor no interior da cabine.
Continua depois do anúncioA caixa central entre os assentos ficou 100 milímetros mais baixa, agora com 200 mm. O rearranjo ampliou o espaço interno do caminhão, o que favorece a movimentação dos ocupantes. Segundo a fabricante, com a redução do túnel, a altura livre interna sobre ele passou a ser de 1,78 metros, no caso da cabine com teto alto e, de 1,31 m, se for a versão de teto baixo, habitualmente escolhida para as aplicações off-road.
Condutor e eventual auxiliar também terão mais conforto com a introdução de um novo climatizador que, de acordo com a marca, é mais compacto e eficiente. O equipamento ficou 18 kg mais leves, 75 mm mais baixo sobre o teto da cabine e capaz de admitir maior volume de água, 6 litros a mais. Marcos Andrade, gerente de produto da companhia, conta que o item foi resultado de trabalho junto com o fornecedor para criar um modelo até então inexistente no mercado. “Além do conforto, o projeto tinha como norte também proporcionar mais eficiência aerodinâmica.”
Ainda nos itens que oferecem mais conveniências, as versões de cavalo-mecânico da linha passaram a ter iluminação da quinta-roda para facilitar manobras e acoplamento da carreta durante o período noturno. O “macaco” também ganhou novo local, saiu do paiol debaixo da cama para um compartimento com acesso pelo lado de fora da cabine, e o último degrau da escada ao habitáculo agora tem uma cobertura para transformá-lo em uma sapateira. Ambas alterações permitem preservar o ambiente interno mais organizado e limpo.
Na hora de conduzir, mais inovações serão percebidas pelo motorista. O painel de instrumentos incorporou informações como pressão da turbina, tempo e consumo em marcha lenta, alerta de velocidade e o consumo fornecido em litros. O câmbio automatizado PowerShift foi recalibrado para trabalhar na marcha certa em qualquer condição e o piloto automático ganhou mais inteligência para garantir economia de combustível. Em vez de programado para atingir a velocidade selecionada o mais rápido possível, a nova versão reconhece a topografia e o peso da carga para ajustar torque e potência de acordo com as condições, aproveitando a inércia do caminhão em declives, por exemplo.
Outras boas novidades introduzidas no Axor, essas especificas para promover segurança, foram o assistente de partida em rampa, o sistema de distribuição de força de frenagem EBD e o controle de tração ASR.
De acordo com o gerente de produto da Mercedes-Benz, durante o ciclo de aprimoramentos pelo qual passou o Axor, o objetivo foi de posicionar o veículo com melhor relação custo-benefício. “Hoje oferecemos um novo Axor, muito diferente do caminhão de quatro anos atrás. Aprimorado em relação à economia, ao desempenho, conforto e custo de manutenção de 15% a 20% menor do que a da concorrência em cinco anos de operação”, resume Andrade.
A gama Axor é oferecida em versões de caminhões rígidos e cavalos-mecânicos em configurações de fábrica 4x2, 6x2 e 6x4. Carrega motores que desenvolvem torques de 1.200 Nm a 2.200 Nm com potência de 310 cv a 439 cv. São destinados a diversos de aplicações, desde as rodoviárias com operações de piso misto aos serviços em canteiros de obras.