Redação

13/09/2023 - 4 minutos de leitura.

Mercedes-Benz eActros 600 elétrico estreia no dia 10 de outubro

De acordo com a Mercedes-Benz, o eActros 600 terá baterias com autonomia de 500 km, além de dois motores elétricos que geram 536 cv

Mercedes-Benz eActros Crédito: Mecedes-Benz/Divulgação

A Mercedes-Benz Trucks celebra a estreia mundial, programada para 10 de outubro, do eActros 600, caminhão 100% elétrico a bateria. E direcionado às operações de transporte de longa distância. Por isso, conta com autonomia de 500 km. Assim, a fabricante deu a primeira mostra de como vai ser o caminhão produzido em série. Pelas imagens, já se percebe que o desenho difere do protótipo que hoje roda em testes.

Do mesmo modo, traz uma alusão de como pode ser a identidade visual da família de pesados elétricos da marca. Ou seja, linhas mais futuristas e um desenho mais aerodinâmico caracterizam a aparência do Mercedes-Benz eActros 600.

VEJA TAMBÉM
Caminhões elétricos Mercedes-Benz e Fuso estão perto do Brasil
Venda de caminhões e ônibus elétricos e a gás patinam no Brasil
Western Star e Volvo FH transportam estátua de carneiro de 100 toneladas

Continua depois do anúncio

Como é o motor elétrico do Mercedes-Benz eActros

Três baterias fornecem ao eActros 600 uma capacidade total de mais de 600 kWh. Por isso, o número 600 está no nome. Além disso, dois motores elétricos, um em cada eixo, geram potência de 400 kW (o equivalente a 536 cv). Além de um pico de mais de 600 kW (800 cv).

As baterias são de fosfato de ferro e lítio. Ou seja, que se caracterizam, segundo a Mercedes-Benz, pela longa vida útil. Essas baterias podem ser carregadas de 20% a 80% em uma estação de carregamento rápido em menos de 30 minutos.

Mercedes-Benz eActros passou por vários testes, de baixas às altas temperaturas

Caminhão elétrico eActros 600 chega em outubro

A Mercedes-Benz Trucks também produzirá variações do eActros. Dentre elas, opções de tração e versões trator e rígida. O eActros 600 será feito na fábrica de Wörth, na Alemanha. Ou seja, em paralelo e de maneira flexível aos caminhões a diesel.

Seja como for, o eActros, que também chamado Long Haul (longo alcance), apareceu pela primeira vez ao mercado, em setembro do ano passado no Salão de Hannover (IAA), na Alemanha. Logo em seguida, entrou em testes com clientes europeus. No Brasil, por enquanto, não há previsão de lançamento do novo caminhão elétrico. Mas é certo que ele chegará aqui.

Siga o Estradão no Instagram!


Notícias relacionadas

Lançamentos

Caminhões Scania P ganham caixa G25 do Super e ficam mais leves

Mercado

Volvo FH 540 vende o dobro do Scania R 540 Plus; veja o ranking

Tecnologia

Daimler Truck apresenta o Freightliner eCascadia elétrico e autônomo

Mercado

Volkswagen tem vantagem, mas Mercedes-Benz reage nas vendas de médios