Redação

08/03/2019 - 3 minutos de leitura. Atualizado: 11/03/2019 | 16:58

Mercedes-Benz coloca nas estradas A Voz Delas

Movimento convida para ações efetivas com a missão de melhorar as condições da mulher caminhoneira

A Voz Delas, movimento por melhores condições para mulher caminhoneira Crédito: Foto: Mercedes-Benz

Os resultados da mais recente Pesquisa CNT Perfil dos Caminhoneiros 2019 certamente não surpreendem ao mostrar a participação da mulher como carreteira no País. Na amostra do estudo com 1.066 entrevistas, somente 0,5% representou profissionais do sexo feminino. Na edição anterior, de 2016, com o mesmo universo, a participação foi ainda menor, 0,2%.

O recorte que pondera a realidade traduz que elas ainda são poucas na direção do caminhão, mas ativas, em crescimento e que, portanto, devem ser ouvidas. No Dia Internacional da Mulher de 2019, a Mercedes-Benz iniciou o A Voz Delas, ação com espaço exclusivo (avozdelas.com.br) que prioriza a palavra da mulher e seu papel no transporte de carga.

A inciativa começou com a participação de João Moita, nomeado pela fabricante com o Embaixador da Voz da Estradas, que partiu em viagem para conferir de perto o cotidiano, os desafios, as necessidades e os desejos da mulher caminhoneira e das esposas companheiras de boleia. Das conversas em torno da profissão, da paixão pelo caminhão, da saudade de casa e da família nasceu o A Voz Delas.

Continua depois do anúncio

O movimento, no entanto, vai além dos depoimentos que apenas recortam a realidade. De acordo com a marca, o objetivo da ação é engajar pessoas, empresas e entidades de classe para que ideias, sugestões e reinvidicações das mulheres que vivem no e do caminhão sejam efetivamente colocadas em prática. Bons exemplos surgidos das conversas são melhorias em banheiros de postos de abastecimento e salas de espera em transportadoras ou centrais de distribuição.

De acordo com a fabricante, A Voz Delas tem como missão melhorar a vida das profissionais, ao mesmo tempo em que busca parcerias para estruturar projetos. O primeiro passo é o hotsite criado, disponível para envio de ideias e opiniões, além incorporar dicas que tornam a vida na estrada melhor, como de saúde, profissional e de segurança.

Vale a participação para fortalecer o movimento.


Notícias relacionadas

Avaliação

Aceleramos o E-Transit, furgão 100% elétrico da Ford; veja o vídeo

Mercado

Financiamento de caminhões e ônibus pesados sobe 10,4% no trimestre

Notícias

Volkswagen Caminhões e Ônibus vai premiar motoristas que descansam

Lançamentos

Randon lança furgão modular New R 1.000 kg mais leve