Andrea Ramos

20/10/2022 - 6 minutos de leitura.

Mercedes-Benz Accelo e Atego ganham motores Euro 6 mais potentes

Novos caminhões Mercedes-Benz Atego e Accelo vão ser lançados na Fenatran com atualizações para atender o Proconve P8

Mercedes-Benz Accelo e Atego Euro 6 ganham mais força Crédito: Andrea Ramos/Estadão

A Mercedes-Benz apresentou os novos caminhões Accelo e Atego com trem de força BlueTec 6 no Brasil. Com isso, a linha está em conformidade com as regras do Proconve P8. A nova fase do programa brasileiro de controle de emissões, equivalente ao Euro 6, passa a valer em janeiro de 2023. De acordo com a fabricante, os modelos vão ser apresentados ao público durante a Fenatran. A feira, considerada como a maior do setor de transportes do América Latina, ocorre de 7 a 11 de setembro, na zona sul da capital paulista. O evento é gratuito para profissionais do setor.

Leia também: Dirigimos o Scania R 460 com novo motor Super Euro 6

Assim, a nova família da Mercedes-Benz inclui os modelos Accelo, leves e médios, e Atego, semipesados e pesados. Bem como os pesados Actros e Arocs. Vale lembrar que, conforme reportagem publicada no Estradão, o Axor deixa de ser oferecido no mercado brasileiro.

Continua depois do anúncio

Mais potência e torque

Assim, com os novos motores o Accelo ficou 5% mais potente. Portanto, a nomemclatura mudou. Agora, os caminhões passam a se chamar Accelo 817, Accelo 1017 e Accelo 1317. Todos ganharam o motor Mercedes-Benz OM 924, de quatro cilindros em linha, que gera 163 cv de potência e 62,2 mkgf de torque.

A transmissão também é nova. Trata-se da G70 de seis velocidades, produzida pela marca alemã. Dessa forma, a caixa tem versões manual, com trambulação a cabo, e automatizada. Ainda com relação ao trem de força, a engenharia da Mercedes-Benz informa que a embreagem com o auxílio pneumático reduz em 45% o esforço do motorista no pedal.

A gama Accelo 2023 traz, ainda, novos espelhos auxiliar e frontal de aproximação e luzes de LEDs de uso diurno. Além disso, de novidade na cabine há coluna de direção ajustável e revestimento de teto atualizado. Bem como espaço adicional para guardar equipamentos, tanto no teto quanto no painel.


Aliás, o quadro de instrumentos ganho tela digital de 10,4 polegadas. Há, ainda, controle eletrônico do levantamento do terceiro eixo, no caso da versão trucada. No pacote de segurança, a linha passa a contar com controles eletrônicos de estabilidade e tração, luzes de freio com alerta de emergência e auxílio de partida em rampa. Além disso, há freios com antitravamento ABS e distribuição de frenagem EBD.

Mercedes-Bena Atego tem até 321 cv

Andrea Ramos/Estadão

Da mesma forma, o Atego também ganhou atualizações no trem de força. Como resultado, o motor OM 926 de seis cilindros em linha ficou mais potente. Ou seja, Agora, há versões de 260 cv, 286 cv e 321 cv. Por sua vez, o torque vai de 112,2 mkgf a 127,5 mkgf. Assim como no Accelo, a nomeclatura mudou.


Portanto, a família de caminhões semipesados agora inclui as versões 1733, 2429 6x2, 2433 6x2 e 3033 8x2. Há ainda o Atego com motor de quatro-cilindros OM-924, nas configurações 1419 e 1719. Nesse caso, são 185 cv de potência e 76 mkgf de torque. A 1726 traz o 926 OM LA, de 260 cv e 97,8 mkgf.

Além disso, o Atego traz novo câmbio Powershift de terceira geração. A caixa batizada de G140 tem oito velocidades e a G211 tem 12. Ambas são de série nos caminhões com tração 6x2 e 8x2. Para o Atego 1419 e 1719, o câmbio é o manual G90, de seis marchas. Por sua vez, o eixo traseiro é o Meritor 23.245 de duas velocidades.

Outra novidade trazem o Atego 3330 8x4 off-road, nas versões plataforma, betoneira e basculante. Assim, o modelo ganhou segundo eixo dianteiro com suspensor por cabo. Segundo a Mercedes-Benz, isso permitiu o aumento da distância do chassi em relação ao solo.


A linha Atego recebeu os mesmos recursos de segurança da linha Accelo 2023. Além disso, há controle automático de velocidade e espelho frontal de aproximação com aquecimento. Bem como luzes de LEDs de uso diurno.

Notícias relacionadas

Notícias

Caminhões pesados passarão por novos testes de impacto

Notícias

Volkswagen começa produção na Argentina e quer mercado da Mercedes-Benz

Lançamentos

Caminhões Scania P ganham caixa G25 do Super e ficam mais leves

Mercado

Volvo FH 540 vende o dobro do Scania R 540 Plus; veja o ranking