Redação

16/05/2019 - 5 minutos de leitura. Atualizado: 17/05/2019 | 15:44

Caminhão elétrico e sem cabine inicia operação em via pública

T-Pod, da sueca Einride, faz estreia comercial de entregas de carga com a empresa logística DB Schenker

Einride T-Pod Crédito: Foto: Einride

Evento classificado como histórico pela Einride, empresa de tecnologia sueca, a estreia do T-Pod, primeiro caminhão elétrico sem cabine, em operação comercial por via pública, em Jönköping, na região central da Suécia, com a operadora logística alemã DB Schenker. O veículo fará entregas diárias de mercadorias entre um armazém e um terminal de carga dentro da zona industrial da cidade.

“Este dia (15 de maio) representa um marco importante na história da Einride e para nosso movimento de criar uma solução de transporte segura, eficiente e sustentável, baseada em veículos elétricos autônomos, com potencial de reduzir em até 90% as emissões de carbono do transporte de carga rodoviário”, disse me nota Robert Falck, CEO e fundador da Einride.

O T-Pod, com capacidade para 26 tonaledas, é um veículo de três eixos autônomo de Nível 4, uma escala abaixo do integralmente automatizado conforme definido da SAE, Sociedade de Engenharia Automotiva. Embora não tenha uma cabine de motorista, o caminhão desenvolvido pela Einride tem de ser controlado remotamente, a partir de uma central instalada nas dependências da DB Schenker.

Continua depois do anúncio

Por monitores, um operador pode controlar até dez unidades de uma vez. Embarcado com um conjunto de radares e sensores, além de suportado por plataforma de inteligência artificial da Nvidia para processar dados visuais em tempo real, o T-Pod tem permissão para rotas curtas em velocidade de até 5 km/h. A licença, emitida pela autoridade de transporte da Suécia, é válida até 31 de dezembro de 2020.

“Os caminhões autônomos serão cada vez mais importantes para o setor logístico. Juntamente com a Einride, introduzimos caminhões autônomos totalmente elétricos em um fluxo contínuo em uma via pública - um marco na transição para o sistema de transporte de amanhã”, completa Jochen Thewes, CEO da DB Schenker.

Para a Einride, a oportunidade de levar o T-Pod para rua, em operação real, permite que o projeto atraia os olhares das fabricantes de veículos. Para o CEO da startup, como empresa de software precisa de parceria com a indústria da manufatura ter escala e rentabilidade.


O acordo da Einride e DB Schenker foi assinado em abril do ano passado. Em novembro as empresas iniciaram as instalações necessárias de controle, a primeira do gênero no mundo, no site da operadora logística em Jönköping. A parceira inclui opção de mais projetos do tipo em outros locais de atuação da empresa transportadora alemã.

Segundo informações apuradas pela Reuters, presente no evento de apresentação, além da Schenker, a Einride tem pedidos da rede de supermercados alemã Lidl, da empresa sueca de entregas Svenska Retursystem e de outras cinco companhias de varejo, o que sustenta sua ambição de fornecer 200 veículos em operação até o fim de 2020.

Por não precisar de motorista, a Einride estima que o T-Pod pode reduzir os custos operacionais de frete rodoviário em cerca de 60% se comparado a um caminhão convencional. Forte argumento para um setor sob pressão para abreviar prazos de entregas, cortar emissões de poluentes e ainda ter de enfrentar crescente escassez de motoristas.


Notícias relacionadas

Tecnologia

Scania mostra a resistência dos cilindros de gás dos caminhões; assista ao vídeo

Tecnologia

Volvo FMX Stark é o caminhão com tecnologia autônoma de nível 2

Notícias

Volkswagen Caminhões vende 100 unidades do e-Delivery no Brasil

Notícias

Volvo apresenta equipamentos para o FH e lança serviços na Agrishow