Avaliação

Avaliação: Ford Transit Chassi tem consumo de 14,9 km/l

Avaliamos a nova Ford Transit Chassi, que chega com motor 2.0 turbodiesel de 165 cv, câmbio manual de 6 marchas e vários recursos eletrônicos de conforto e segurança

Andrea Ramos

08 de nov, 2023 · 11 minutos de leitura.

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Ford Transit Chassi
Ford Transit Chassi
Crédito:Léo Souza/Estadão
Ford Transit Chassi

A Ford Transit Chassi acaba de chegar ao Brasil repleta de predicados. Ou seja, os engenheiros da Ford conseguiram desenvolver um modelo tecnicamente bem resolvido. Nesse sentido, fica claro que a marca avaliou o que há de melhor na concorrência para aprimorar o novo produto. Como resultado, a Ford Transit Chassi traz boas inovações para o segmento. Na versão 350E longa, como a avaliada, a tabela parte de R$ 273 mil. Porém, nesta fase de lançamento o modelo sai a R$ 250 mil. Vale lembrar que esse valor não inclui o implemento.

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Ford Transit Chassi
Ford Transit Chassi traz vários itens de conforto e segurança para os ocupantes; Fotos: Léo Souza/Estadão

Para saber do que o modelo é capaz, o Estradão avaliou o modelo por cerca de 1.400 km. Para isso, pegamos a versão de entrada, com com peso bruto total (PBT) de 3,5 toneladas. Um dos quesitos que chama a atenção é a capacidade técnica, de 4,7 t de PBT. Em outras palavras, isso é garantido pelo rodado duplo no eixo traseiro, único da categoria.

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Ford Transit Chassi é polivalente

Vale lembrar que, apesar dessa capacidade técnica, a Ford Transit Chassi pode ser conduzida por motoristas com habilitação de categoria B. Além disso, o caminhão ganhou reforços para garantir maior robustez. Afinal, os modelos desse segmento são mais propensos a apresentar trinca no chassi.

Nesse sentido, a Ford Transit Chassi tem soluções como cabine modular de conceito monobloco. De acordo com a marca, ela é feita de uma liga de boro e aços de alta resistência. Como resultado, isso garante mais rigidez torcional. Portanto, isso também se traduz em mais estabilidade e segurança.


Seja como for, a capacidade de carga líquida foi mantida. Ou seja, são 1.400 kg. Por sua vez, a capacidade volumétrica pode chegar a 21 m³ e o balanço traseiro ajustável permite comprimento total entre 6,10 e 6,60 metros. Por outro lado, o rodado duplo traz desvantagem para quem roda sobretudo em rodovias. Afinal, isso aumenta o valor do pedágio.

Ford Transit Chassi
Mesmo com baú longo, é fácil dirigir e manobrar a nova Ford Transit Chassi

Motor valente

Aliás, a Ford Transit Chassi atende bem operações de entregas urbanas. Nesse sentido, os implementos mais comuns são baú, carga seca e plataforma para guincho, por exemplo. Para isso, o modelo conta com motor 2.0 turbodiesel de quatro cilindros. Segundo a marca, a potência é de 165 cv a 3.500 rpm e o torque, de 39,7 mkgf, surge a partir das 1.750 rpm.


Colabora com os bons números as soluções como quatro válvulas por cilindro e turbo de geometria variável. Além disso, o motor tem correia de sincronismo banhada em óleo. Por sua vez, a transmissão é manual de seis velocidades.

Conforme a Ford, os compradores de veículos deste segmento são bastante exigentes em relação a preços. Portanto, diferentemente das versões van e de passageiros, essa opção não deve ganhar câmbio automático. Seja como for, o modelo tem ampla lista de equipamentos.

Assim, está posicionado com um dos mais completos da categoria. Nesse sentido, conta até com recursos como três modos de condução. Ou seja, normal, eco e para piso escorregadio. Aliás, esse item não é oferecido por nenhum modelo da concorrência no Brasil.


Ford Transit Chassi é bem equipada

Além disso, a Ford Transit Chassi vem de série com central multimídia com tela de 8 polegadas. Além disso, o sistema permite conectar celulares com aplicativos Android Auto e Apple CarPlay. Também há direção com assistência elétrica, ar-condicionado e volante multifuncional. Este, aliás, tem coluna com ajuste de altura e profundidade.

Transit Chassi
O veículo leva três ocupantes com bastante conforto, mas quem viaja no banco central fica mais apertado

Da mesma forma, há travas, vidros e retrovisores com acionamento elétrico. Outro bom recurso é o banco do motorista com três níveis de regulagem. Além disso, há uma série de compartimentos para objetos na parte superior da cabine e acima do painel. Bem como portas USB e vários porta-copos e porta-documentos.


O conforto é um diferencial da Ford Transit Chassi. Percorremos 700 km em um dia com três pessoas a bordo. Porém, quem viaja no meio tende a sentir fadiga por causa do espaço reduzido para as pernas. Vale lembrar, que isso ocorre mesmo com a alavanca de câmbio em posição elevada.

Destaque para a segurança

Os recursos de segurança incluem controles eletrônicos de estabilidade e tração e de torque em curvas. Assim como sistema anticapotamento, de estabilização de vento lateral e de carga adaptativo. Um item que ajuda a reduzir o consumo no trânsito urbano é o start&stop.

Ou seja, o recurso que desliga e religa o motor automaticamente em paradas como as de semáforo, por exemplo. O motorista não precisa fazer nada. Basta tirar o pé do pedal de freio para o motor volta a funcionar. Do mesmo modo, há sistema de auxílio em saídas em rampa, que evita que o caminhão volte.


Na prática, a Ford Transit Chassi é muito valente. Ela responde rapidamente à pressão no pedal do acelerador. Em subida de cerca de 25º de inclinação na estrada, por exemplo, o utilitário, que estava carregado com cerca de 400 kg, seguiu tranquilo em 6ª marcha e com o motor girando a 2.500 rpm.

Motor tem boa força em giro baixo

Afinal, a transmissão foi calibrada para manter o motor em baixa rotação. Assim, na estrada, em velocidade média de 90 km/h, com a 6ª marcha engatada, a rotação oscilou entre 1.900 e 2.000 rpm. Já na cidade, em velocidade média de 50 km/h, o motor gira, em média, a 1.500 rpm entre 3ª e 4ª marcha.

Do mesmo modo, o comportamento dinâmico agrada. Graças ao bom ajuste das suspensões, a Ford Transit Chassi lembra uma picape. Vale lembrar que o modelo tinha baú de 4,1 m de comprimento e 2,40 de altura. Seja como for, a direção com assistência elétrica facilita tanto as mudanças de trajetória na estrada como as manobras de estacionamento.


Veredicto

Ford Transit Chassi
Mesmo com baú de 4,1 m de comprimento, dirigibilidade é parecida com a de picapes

A nova Ford Transit Chassi fez subir a régua do segmento. Trata-se de um modelo desenvolvido para oferecer conforto e alto nível de segurança. Além disso, o utilitário entrega boas soluções a frotistas, como baixo consumo de combustível e recursos eletrônicos de gestão.

Nesse sentido, entre as soluções eletrônicas a linha Transit pode, inclusive, informar o proprietário sobre eventuais falhas. Bem como gerar relatórios com informações como média de consumo, comportamento do motorista e programação de paradas para revisões ou manutenção corretiva.


Ficha Técnica

Ford Transit Chassi
Aplicação: Urbana
Motor: 2.0, 4 cil., 16V, turbodiesel
Potência: 165 cv a 3.500 rpm
Torque: 39,7 mkgf entre 1.750 e 2.500 rpm
Transmissão: Manual de 6 velocidades
Distância entre os eixos: 3.954 mm
Suspensão dianteira: Independente, com molas helicoidais
Suspensão traseira: Feixe de molas e amortecedores pressurizados
PBT legal: 3.500 kg
Capacidade de carga no chassi: 1.401 kg
Peso em ordem de marcha: 2.099 kg
Fonte: Ford

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Atualizada em 9/11 às 16h50


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