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Agrishow 2022 tem caminhões autônomos de Mercedes-Benz e Scania

Na primeira edição da Agrishow aberta ao público após o início da pandemia, a Scania mostra seu primeiro caminhão autônomo no Brasil e a Mercedes-Benz leva o Axor 3131 também com automação de nível 2

Andrea Ramos, de Ribeirão Preto

27 de abr, 2022 · 9 minutos de leitura.

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Agrishow
Crédito:Divulgação: Mercedes-Benz

A Agrishow é palco do lançamento de novos produtos e tecnologias. Na 27ª edição da maior feira do setor de agronegócio do Brasil, a Scania e a Mercedes-Benz apresentaram caminhões autônomos. Da Scania, o escolhido foi o P 280 8x4. Já a Mercedes-Benz levou ao evento o Axor 3131. O evento ocorre até sexta-feira, 29, em Ribeirão Preto, no interior de São Paulo.

O Scania P 280 8x4 tem sistema de condução autônoma de nível 2. Ou seja, embora o caminhão possa rodar sozinho, é preciso que haja um motorista a bordo. Assim, o profissional pode agir caso ocorra alguma falha no dispositivo.

Segundo a Scania, o novo modelo visa atender operações de transbordo de cana. O modelo que a marca levou à Agrishow tem motor a diesel. Porém, a fabricante vai oferecer outras opções no Brasil. Segundo o gerente de pré-vendas da Scania no Brasil, Paulo Genezini, o P 280 autônomo também terá versão 6x4 a diesel, GNV e biometano. 


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Conforme o executivo, as vendas começam na Fenatran, em novembro. Portanto, o modelo terá motor atualizado para atender o Proconve P8. Para caminhões, as novas regras de emissões, equivalentes ao Euro 6, entram em vigor em 1º de janeiro de 2023.

Seja como for, Ganezini diz que no primeiro momento haverá opções com motor Euro 5. Portanto, com preços mais baixos que os com motor Euro 6. “A lei permite o faturamento de caminhões Euro 5 até 31 de março de 2023", explica o executivo.


Vale lembrar que, com a introdução dos motores Euro 6, os caminhões devem ficar, em média, 20% mais caros. Porém, a produção de modelos com motor Euro 5 só vai até o dia 31 de dezembro. Assim, como muitos clientes devem antecipar as compras, a demanda no segundo semestre será ainda maior. Como resultado, as fabricantes devem enfrentar dificuldades para atender os consumidores.

Conjunto mecânico do P 280 autônomo

Portanto, os primeiros Scania P 280 entregues no Brasil terão motor de 9 litros. Segundo a marca, esse cinco cilindros em linha gera potência de 280 cv e torque de 122,4 mkgf. Conforme a Scania, esse motor é mais econômico que os utilizados nos tratores, que normalmente operam no transbordo de cana. Colabora com isso a transmissão automatizada de 14 velocidades. Duas marchas são superlentas.

Novo Scania P 280 autônomo foca transbordo de cana; Foto: Scania

De acordo com a Scania, na configuração 8x4 a caixa de carga tem capacidade de 21,5 toneladas. Assim, conforme a fabricante, isso corresponde à meia caixa do rodotrem. Portanto, isso reduz a possibilidade de haver sobra de restos no transbordo. Como resultado, há redução de perda.

O caminhão vem com pneus de alta flutuação. Além disso, a Scania oferece bitolas de 2,40 metros e 3 m. Dessa forma, há menor risco de esmagamento de brotos durante a operação. O eixo traseiro tem capacidade máxima de tração (CMT) de 150 toneladas. O peso bruto total (PBT) é de 50 toneladas. 

Scania tem 40% do mercado agro

Há outros destaques no espaço da Scania na Agrishow. São eles o caminhão rodoviário R 540 6x4, bem como o R 410. Neste caso, na versão com motor a GNV e GNL. Segundo a marca, são modelos com forte presença no setor de agronegócio.


De acordo com a Scania, 40% de suas vendas totais no Brasil são para o segmento. Em outras palavras, em 2021 foram cerca de 1.500 unidades. Porém, por causa da falta de componentes, a marca conseguiu entregar apenas 1.007 dos caminhões vendidos. Seja como for, a marca conquistou 40% de participação de mercado. Com isso, foi a líder de vendas no ano passado.

Desafios para 2022 

Para 2022, a Scania projeta crescimento moderado das vendas nos segmentos em que atua. Seja como for, a fabricante aposta que os negócios ficarão aquecidos nos ramos de mineração, cana, construção-civil e madeira. Além disso, a marca aposta na ampliação da oferta de serviços.

Nesse sentido, a meta é chegar a 70 mil caminhões conectados no Brasil. Segundo projeções do gerente de desenvolvimento da rede Scania, Pietro Nistico. De acordo com ele, em 2021 eram 54 mil. Além disso, haverá forte investimento na ampliação da rede.


Nesse sentido, a marca pretende inaugurar 15 pontos de atendimento. Bem como manter o programa de padronização e digitalização das concessionárias. Da mesma forma, a empresa quer elevar as vendas do Programa de Manutenção Scania (PMS) em veículos novos de 55% para 65%. Do total, 70% serão planos flexíveis.

Conforme Nistico, outro desafio é aumentar a oferta de serviços de conectividade para clientes de áreas rurais. Atualmente, a maior parte dos usuários é do segmento rodoviário.

 Mercedes-Benz vende 400 unidades do Axor 3131

Desde o lançamento no Brasil, no fim de 2019, o Mercedes-Benz Axor 3131 autônomo teve 400 unidades vendidas. O modelo é um dos destaques da marca na Agrishow deste ano. O Estradão já testou o caminhão com sistema de automação de nível 2 desenvolvido pela Grunner. A avaliação foi feita em operações de transbordo de cana.


Portanto, o caminhão tem opções de tração 6x4 e 8x4. Além disso, a capacidade de carga líquida de 20 toneladas. O Axor 3131 tem motor OM-926 de seis-cilindros em linha que gera 310 cv de potência a 2.200 rpm. O torque, de 122 mkgf, é entregue a partir das 1.200 rpm. 

Mercedes-Benz planeja desenvolver a automação no País

Os bons resultados de vendas animaram a Mercedes-Benz. Tanto que a empresa estuda desenvolver a tecnologia no País. Nesse sentido, poderá oferecer o sistema de 4. Ou seja, em que não há nenhuma intervenção humana na condução do veículo. Portanto, para caminhões que atuam em operações fechadas, como mineração, madeireira e canavieira.


Segundo o vice-presidente de vendas e marketing e pós-venda da Mercedes-Benz do Brasil, Roberto Leoncini, em breve serão divulgados detalhes. O executivo diz que a marca estuda ampliar a oferta de sistemas de automação para outros segmentos do agronegócio.

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