Notícias

Cummins apresenta caminhão a célula de combustível

Protótipo de cavalo-mecânico com emissão zero proporciona autonomia de 250 a 400 km

Redação

05 de nov, 2019 · 3 minutos de leitura.

Publicidade

Cummins desenvolve caminhão a célula de combustível
Crédito:Foto: Cummins

Em mais um passo para se tornar uma empresa fornecedora de soluções e energias e não somente uma fabricante de motores, a Cummins aproveitou o Salão Norte-Americano de Veículos Comerciais de Atlanta, Estados Unidos, para mostrar protótipo de um caminhão pesado com célula de combustível a hidrogênio e energia elétrica de baterias.

O cavalo-mecânico foi desenvolvido e fabricado pela Cummins em Columbus, Indiana, e utiliza células de combustível de 90 kW da Hydrogenics, empresa recém-adquirida pela companhia, além de bateria de íons de lítio de 100 kWh.

O conjunto proporciona alcance entre 250 a 400 km, mas pode ser estendido com tanques de hidrogênio adicionais, aumentando a pressão de armazenamento do tanque ou instalando mais células de combustível. Segundo a empresa, muitos dos componentes críticos do trem de força, o que inclui a célula de combustível, foram projetados e desenvolvidos pela Cummins.


Publicidade

“O desenvolvimento deste caminhão, como um demonstrador de tecnologia, é um passo importante para obter informações valiosas”, diz em nota Thad Ewald, vice-presidente de estratégia corporativa da Cummins e líder do segmento de energia elétrica da empresa. “Nosso objetivo é continuar aperfeiçoando as soluções certas para o mercado e se preparar para os próximos 100 anos.”

O executivo entende que a longo prazo o mercado precisará de diversidade de energia, a depender de seus mercados e aplicações. “Estamos em uma posição única para ajudar nossos clientes a selecionar a solução certa para suas necessidades. Temos profunda experiência tecnológica, uma rede global de serviços e isso significa que somos capazes de ajudá-los a fazer a transição de uma tecnologia para outra no melhor momento para seus negócios.”

Deixe sua opinião