Mercado

Volvo FH540 lidera as vendas de novembro

Modelo não só foi o mais emplacado na categoria de pesados como também no mercado total de caminhões

Décio Costa

18 de dez, 2018 · 4 minutos de leitura.

Publicidade

Volvo FH540 se destaca na liderança das vendas em novembro
Crédito:Foto: Volvo

O desempenho das vendas do Volvo FH540 no mês passado permitiu mais uma vez colocar o modelo em franca vantagem frente aos concorrentes diretos da categoria de pesados no resultado mensal, como também se destacar como o mais vendido de novembro de todo o mercado de caminhões.

De acordo com os dados consolidados pela Fenabrave, a federação que representa os distribuidores de veículos no País, o modelo da fabricante de Curitiba (PR) somou 410 emplacamentos em novembro, volume que representou 11% das vendas de 3.737 caminhões pesados contabilizados no mês passado e 5,3% do mercado total, de 7.758 unidades vendidas.

No acumulado até novembro, o Volvo FH540 já respondeu com 3.736 unidades ou 12% dos licenciamentos de pesados, categoria que no período somou 30.972 modelos negociados, 45% das vendas totais de caminhões, de 68.824 emplacamentos.


Publicidade

O FH540 não só lidera as vendas de pesados e do mercado, posto ainda ocupado pelo Scania R440, por uma diferença 227 unidades. O veículo da concorrente conterrânea da Volvo segue no topo do ranking de vendas com 3.963 modelos vendidos no acumulado do ano, participação de 12,8% dos licenciamentos de pesados.

No mês passado, o mercado absorveu 375 unidades de Scania R440, o que lhe rendeu o terceiro lugar na disputada de pesados, com participação de 10% das vendas da categoria.

Novembro também marcou ascensão do Mercedes-Benz Actros 2651 na briga pelos primeiros lugares do pódio. O modelo contabilizou 388 unidades vendidos, o segundo caminhão pesado mais vendido no mês passado, com participação de 10,4% nos negócios do segmento. Nos onze primeiros meses do ano, o veículo acumula 2.739 emplacamentos, fatia de 8,8% das vendas de pesados, o quarto mais vendido da categoria.


Na disputa dentre as marcas que lideram o ranking de vendas de pesados, no entanto, é a Mercedes-Benz que apresenta o melhor desempenho.

Segundo os números da Anfavea, associação que representa as fabricantes, no acumulado até novembro, a empresa de São Bernardo do Campo (SP) somou 8.815 licenciamentos de caminhões pesados, alta de pouco mais de 100% na comparação com o volume apurado um ano antes, de 4.398 unidades.

A Volvo preserva o segundo lugar nas vendas da categoria com 8.324 unidades vendidas de janeiro a novembro, evolução de 84,6% em relação aos 4.510 pesados vendidos no mesmo período do ano passado.


Em terceiro lugar, a Scania negociou nos onze primeiros meses do ano 7.012 modelos de pesados, volume 65,5% superior ao anotado nos dozes anteriores, de 4.238 veículos licenciados.

Deixe sua opinião