Notícias

Alcoa lança roda de alumínio mais leve do Brasil

Voltada ao segmento de transporte, nova roda da Alcoa é 47% mais leve que equivalente de aço e pode reduz em até 700 kg o peso da composição

Redação

29 de jul, 2021 · 3 minutos de leitura.

Publicidade

Alcoa lança roda de alumínio mais leve do mercado
Roda Alcoa
Crédito:Alcoa/Divulgação
Alcoa lança roda de alumínio mais leve do mercado

Com uma nova liga de alumínio, denominada MagnaForce, a Alcoa desenvolveu a Ultra One. Ou seja, a roda para caminhões, ônibus e implementos rodoviários mais leve do mercado. Segundo informações da empresa.

Leia também: VW lança chassi para ônibus de até 11 metros e 15 toneladas

De acordo com Alcoa, a roda nas medidas 8,25” x 22,50” é, em média, 47% mais leve as de aço. Ou seja, pesa em torno 21 kg. ante os 40 kg de peças convencionais.


Publicidade

Além disso, é 3 kg mais leve que as demais rodas de alumínio da própria marca. Assim, isso contribui com a redução do peso do caminhão.

Composição até 700 kg mais leve

Como resultado, há diminuição do consumo e também das emissões. Bem como permite aumentar a capacidade de carga.

Em outras palavras, dá para levar mais 700 kg. Isso para uma composição de nove eixos com 34 rodas de alumínio. Com peso bruto total combinado (PBTC) de 74 toneladas.


De acordo com a Alcoa, a Ultra One foi desenvolvida para atender operações de transporte na América do Sul. Portanto, a liga alumínio é 17% mais resistente, segundo dados da empresa.

Veículo até 700 kg mais leve

Logo, a empresa oferece um produto mais leve, porém, perder capacidade de carga. "Esta nova geração de rodas estabelece um avanço tecnológico sem precedentes", diz Rodrigo Leal, diretor-presidente da Alcoa Wheels para a América do Sul.


Segundo a Alcoa, a Ultra ONE já despertou interesse da indústria de veículos. Ou seja, a empresa já tem recebido pedidos para que a nova roda seja equipamento de série.

Deixe sua opinião