Notícias

Volvo FM ganha prêmio de design Red Dot Award 2021

Segundo os jurados que concederam o prêmio ao Volvo FM, o que chamou a atenção foi o projeto interno e externo sempre focado no caminhoneiro

Redação

17 de abr, 2021 · 5 minutos de leitura.

Publicidade

Volvo FM ganha prêmio de design
Volvo FM ganha prêmio de design
Crédito:Volvo Trucks/Divulgação
Volvo FM ganha prêmio de design

O novo FM da Volvo Trucks ganhou na Europa o Red Dot Award 2021. Da categoria Design do Produto, o prêmio é para veículos comerciais. Trata-se de um dos mais importantes reconhecimentos internacionais da categoria.

Segundo o júri formado por 50 especialistas, o Volvo FM se destaca pela inovação. Ou seja, seu desenho contribui para promover um ambiente confortável para o motorista.

Nesse sentido, houve um bom acerto entre as áreas de engenharia e desenho. Com isso, foi possível criar uma ferramenta de trabalho para uma ampla variedade de tarefas de transporte. Além disso, o condutor foi o foco principal.


Publicidade

Desenho funcional

Antes de tudo, a Volvo promoveu extensas pesquisas e entrevistas com clientes. Dessa forma, a marca percebeu que o motorista era a peça-chave. Ou seja, a peça principal para garantir a lucratividade e a boa imagem das transportadoras.

“Assim, a equipe projetou um caminhão pensando em um escritório móvel. O que resultou em um produto versátil, ágil e espaçoso. Além disso, seguro e confortável", disse a chefe de design da Volvo Trucks, Carin Larsson.

Segundo ela, o prêmio Red Dot é um grande reconhecimento ao trabalho criativo da equipe. “E destaca que o Volvo FM é bem equilibrado. Ou seja, o design externo e interno contribuem para a vida diária dos motoristas”, diz.


Mais espaço e maior visibilidade

O novo Volvo FM oferece inúmeras inovações. Dessa forma, garantem mais conforto, segurança e produtividade. Além da nova cabine mais espaçosa, a visibilidade aprimorada traz mais segurança.

Para isso, houve um rebaixamento da porta. Além disso, há novos retrovisores. Nesse sentido, a Volvo pode vir, opcionalmente, com uma câmera do lado do passageiro. Ela ajuda o motorista a ter melhor visão do lado direito do caminhão.


Na cabine, um dos destaques é o novo painel. Ele traz tela de alta resolução de 12 polegadas. Outra novidade é a atualização da interface. Isso para deixar a operação mais simples.

Bonito por dentro e por fora

Assim como o interior, a parte externa foi redesenhada. As formas da cabine privilegiam a aerodinâmica. Além disso, o visual ficou arrojado.

Bem como os faróis, em forma de "V", chamam a atenção pela modernidade. Assim também, a grade dianteira tem novo formato. Ou seja, a ideia era criar um aspecto de robustez.


O Novo Volvo FH foi lançado em 2020. Assim, surgiu juntamente com os renovados FH, FH 16 e FMX. Ou seja, a linha de pesados da marca sueca.  Na Europa, a produção desses modelos começou em março de 2021.

Novo Volvo FM já roda no Brasil

Da mesma forma, o novo FM já roda no Brasil. O modelo foi flagrado em testes, mas estava camuflado. O caminhão foi flagrado pelo fotógrafo José Augusto de Souza Oliveira. A versão fotografada tinha motor de 380 cv e tração 6x2.


Dessa forma, a expectativa é que o novo Volvo FM seja lançado no Brasil neste ano. Assim como o seu irmão e mais popular FH, a novidade deve estrear no segundo semestre.

Até porque apenas a Volvo não renovou sua gama de caminhões pesados no Brasil. Ou seja, Scania, Mercedes-Benz e DAF já têm modelos renovados no País. Portanto, a marca sueca precisa se atualizar para não perder competitividade.

Deixe sua opinião