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BYD apresenta o primeiro VLP elétrico do País

O VLP articulado e elétrico da BYD tem carroceria Marcopolo e vai rodar em São José dos Campos. Cidade terá 12 unidades do modelo

Redação

13 de mar, 2021 · 6 minutos de leitura.

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BYD_Brasil
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Crédito:BYD/Divulgação
BYD lança primeiro VLP articulado elétrico

A BYD apresentou nesta semana o primeiro Veículo Leve sobre Pneus (VLP) elétrico e articulado do País. O modelo vai rodar em São José dos Campos (SP).

O VLP elétrico irá integrar o novo transporte público da cidade localizada no interior paulista. E trafegar pela chamada Linha Verde. A primeira do município a operar apenas com veículos livres de combustíveis fósseis.

Dessa forma, serão 12 ônibus articulados, de 22 metros cada. Todos produzidos pela BYD em sua fábrica em Campinas. E com carroceria Marcopolo. A previsão de entrega de todas as unidades é até outubro de 2021.


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“Esse ônibus 100% elétrico será entregue à cidade de São José dos Campos. Estamos satisfeitos em contribuir para uma cidade mais sustentável. E com a mobilidade verde”, diz o diretor institucional e chefe da unidade de Ônibus da BYD Brasil, Marcello Von Schneider.

Para o executivo, as prefeituras estão compreendendo a relevância e a necessidade real de substituir veículos poluentes. Logo, investir em modelos elétricos melhora a qualidade do ar das cidades. Assim, impactando diretamente na saúde da população”, explica o executivo da BYD.


Ademais, veículos elétricos têm zero emissão de gases nocivos e ruído. Sendo mais econômicos e com menor custo de manutenção.

Ônibus BYD VLP elétrico

O design da carroceria Marcopolo leva o nome de Attivi Express. O modelo foi produzido com exclusividade para chassis articulados com propulsão 100% elétrica.

O ônibus possui 22 metros de comprimento. E tem baterias de fosfato ferro lítio (LifePO4). Assim, sua autonomia gira em torno de 250 km com uma carga completa de três horas. Tem capacidade para 168 passageiros, além dos espaços para cadeirantes.


Os VLPs têm poltronas estofadas com apoio de cabeça e entradas USB individuais, monitores instalados no teto, rádio e autofalantes. A iluminação externa conta com faróis em full led. Dessa forma, a maior eficiência luminosa está garantida.

Segurança em época de pandemia

O VLP de São José traz o sistema BioSafe da Marcopolo. Ou seja, conta com um sistema UV-C de desinfecção do ar instalado no ar-condicionado. Bem como acabamento com aditivos antimicrobianos nas poltronas, balaústres e pega-mãos.

As portas contam com vão livre de 1,30 m. Assim, facilita o embarque e desembarque de passageiros. Além disso, há o sistema antiesmagamento. Ele evita que as portas fechem quando identificado qualquer movimento próximo.


A segurança está garantida. Os veículos têm seis câmeras de alta definição e duas delas com infravermelho.

Ademais, os tradicionais espelhos retrovisores foram substituídos por duas câmeras de alta definição. Dessa forma, cobrem todo o campo de visão. E permitem que os motoristas vejam os pontos cegos. E tenham facilidade de manobra. Assim, aumentando a segurança no trânsito.

Entre os principais itens de série do chassi estão a coluna de direção regulável, ajoelhamento bilateral, regulagem de altura e sistema antichamas. Bem como tacógrafo digital, rodas de alumínio e suspensão pneumática integral.


Os 12 ônibus articulados, de 22 metros, foram produzidos pela BYD em sua fábrica em Campinas. E já se encontram na Marcopolo para finalização. A previsão é que esses veículos sejam entregues outubro de 2021.

Sobre o corredor verde de SJC

De acordo com a Prefeitura de São José dos Campos, a Linha Verde atenderá aos conceitos de planejamento urbano. E em consenso com as diretrizes do Plano Diretor. O objetivo é promover o desenvolvimento urbano e econômico. Preservando o meio ambiente com um Transporte Rápido de Massa. Logo, inspirado nos modelos mais avançados do mundo.

Nesse sentido, o trajeto terá 75 mil metros quadrados. E e inclui, além do corredor expresso, quatro praças ao longo do trajeto.


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