Curiosidades

Cliente da Renault Trucks usa painel solar para refrigerar carga

Cliente da Renault Trucks vai operar, na Suíça, com caminhão elétrico da marca e para isso vai usar painéis solares para refrigerar a carga

Redação

25 de jan, 2021 · 3 minutos de leitura.

Publicidade

Renault Trucks
Renault-Trucks_01_0
Crédito:Renault Trucks/Divulgação
Cliente da Renault Trucks operar com caminhão elétrico da marca e usa painéis solares na carreta

A Renault Trucks oferece na Europa o caminhão elétrico D Wide Z.E. Essa foi uma das escolhas da Rhyner Logistik para reduzir as emissões de poluentes. Além disso, a empresa com sede na Suíça colocou painéis solares no teto do baú. Com isso, essa energia elétrica alimenta o motor do refrigerador.

O Renault Trucks D Wide Z.E. tem peso bruto total (PBT) de 26 toneladas. E vai atuar no abastecimento de uma rede de supermercados.

A rede tem lojas em Zurique e no subúrbio da cidade. Entre as vantagens, o caminhão elétrico não emite gases poluentes. Além disso, seu nível de ruído é bem menor que o de modelos a diesel.


Publicidade

Caminhão da Renault Trucks foca uso urbano

O sistema de painéis capta os raios solares e transforma essa energia em elétrica. É o mesmo tipo de sistema utilizado em casas e prédios comerciais, por exemplo.

A Rhyner Logistik também adquiriu uma estação de recarga rápida. Dessa forma, deixou a operação do caminhão elétrico mais ágil.


Para otimizar a autonomia, o caminhão recebe a recarga na garagem da empresa. Como Renault Trucks D Wide Z.E trafega em ciclo urbano, as reduções de velocidade são frequentes. Assim, a eficiência do caminhão elétrico é ainda maior.

Isso porque há sistema de recuperação de energia. Ou seja, quando o motorista tira o pé do acelerador, o dispositivo funciona como um dínamo. Então, a economia pode variar de 20 a 30%.

Produção do D Wild Z.E. come

A Renault Trucks iniciou em março de 2020 a produção em série de caminhões elétricos na Europa. Primeiramente, em 2010, a marca começou a fazer ensaios com esse tipo de veículo.


Dessa forma, foi uma das primeiras marcas a viabilizar a oferta de caminhões elétricos na Europa. Os modelos feitos pela marca francesa são o D e o D Wide. Os dois são voltados às operações urbanas.

Deixe sua opinião