Notícias

VWCO entregará 100 caminhões elétricos à Ambev

A compra dos caminhões elétricos faz parte de um compromisso da companhia de bebidas de ter 1.600 unidades desses veículos da VWCO até 2023. Eles serão utilizados para a distribuição de bebidas em São Paulo e Rio de Janeiro

Redação

19 de out, 2020 · 3 minutos de leitura.

Publicidade

caminhões elétricos
Crédito:Divulgação/VWCO

A Ambev e a Volkswagen Caminhões e Ônibus assinaram acordo para entrega dos 100 primeiros caminhões elétricos e-Delivery. A compra faz parte de um compromisso da companhia de bebidas de ter 1.600 caminhões elétricos da VWCO até 2023.

Os veículos serão utilizados para a distribuição de bebidas em São Paulo e Rio de Janeiro. A previsão é que a operação ocorra a partir do segundo semestre do próximo ano

A aquisição dos caminhões movidos por energia limpa ocorre depois deles rodarem 30 mil quilômetros de testes com a Ambev. Desde novembro de 2018, os veículos operam na distribuição de bebidas em São Paulo.


Publicidade

De acordo com a companhia, os resultados foram satisfatórios até o momento. Tanto em engenharia como em condições reais de operação em São Paulo. Nesse período, mais de 22 toneladas CO₂ deixaram de ser emitidas. E 6,5 mil litros de diesel foram economizados. É o que garantem a Ambev e a VWCO.

No primeiro ano de atuação, segundo a VWCO, esses 100 caminhões juntos deixarão de emitir, aproximadamente, 1.540 toneladas de CO₂ na atmosfera e 583 mil litros de diesel serão economizados.

VWCO produzirá caminhões elétricos em grande escala

Com o acordo entre as empresas, o e-Delivery passará a ser produzido em grande escala no Centro de Desenvolvimento e Produção da VW Caminhões e Ônibus, em Resende, no Rio de Janeiro.


Segundo informações da VWCO, o caminhão elétrico é recarregado com 100% de energia vinda de fontes limpas, como eólica, solar e 43% que provém do próprio sistema regenerativo de freios do veículo.

O plano é que os veículos sejam recarregados em uma das 48 usinas solares que a Ambev está implementando nos seus centros de distribuição espalhados pelo Brasil.

Roberto Cortes, CEO da VW Caminhões e Ônibus diz que “novas fontes de energia por meio de soluções como o caminhão elétrico agora são realidade com a chegada do e-Delivery.”


Deixe sua opinião