A Mercedes-Benz revelou novos sistemas de segurança que vão chegar a seus caminhões a partir de 2026. Para isso, implantou as soluções em um protótipo do caminhão elétrico eActros 600. Segundo a empresa, o conceito traz recursos avançados para atender as novas regras do Regulamento Geral de Segurança (RGS). Ou seja, o programa que visar zerar o número de mortes e feridos graves em acidentes nas estradas europeias até 2050.
VEJA MAIS:
- Quanto custa rodar com caminhão elétrico ou hidrogênio frente ao diesel; confira
- Scania projeta 2026 estável e recuperação só a partir de juros menores
- Librelato lança Furgão Frigorífico com maior desempenho térmico
Nesse sentido, o Safety Truck (caminhão de segurança, em tradução livre) traz a mais recente geração da frenagem automática de emergência. Bem como sistemas de informação de partida (MOIS) e de ponto cego (BSIS), além de assistência de sinalização de trânsito. Conforme Rainer Müller-Finkeldei, chefe de desenvolvimento de produtos da Mercedes-Benz Trucks, os novos sistemas são fruto de pesquisas que vêm sendo feitas há anos.

Mercedes-Benz terá nova plataforma eletrônica
De acordo com ele, isso permitirá oferecer sistemas de assistência para os motoristas e "aumentar ainda mais a segurança dos usuários das vias." Dessa forma, o objetivo é transformar a visão de uma condução sem acidentes em realidade. Além dos novos sistemas de segurança, a Mercedes-Benz desenvolveu uma nova plataforma eletrônica para o eActros 600 e o Actros L.
De acordo com a empresa, a tecnologia utiliza dados captados por câmeras e radar para detectar outros veículos e usuários vulneráveis das vias à frente e ao lado do caminhão. Em outras palavras, seis sensores de radar ao redor do caminhão, juntamente com uma câmera no para-brisa, garantem ao motorista um campo de visão de 270 graus.
Atualização do assistente de frenagem

Assim, o Active Brake Assist 6 vai dar lugar ao Active Brake Assist 6 Plus em fevereiro de 2026. Ou seja, o novo sistema de frenagem de emergência da Mercedes-Benz Trucks. A solução pode reagir ao "perceber" a presença de pedestres que cruzam, se aproximam ou caminham na faixa, além de ciclistas. A frenagem automatizada funciona a até 60 km/h e pode parar totalmente o caminhão automaticamente.

No primeiro bimestre de 2026 também chega a segunda geração do dispositivo de assistência à atenção do motorista. Conforme a marca, o Attention Assist 2 tem câmera infravermelha que monitora o motorista para detectar falta de atenção ou cansaço. O sistema é ativado a partir de 60 km/h e, caso seja desativado após aviso da assistência à atenção, será religado automaticamente.