Como a direção defensiva pode salvar sua vida e a dos outros
Veja como melhorar sua experiência na estrada e deixar a viagem mais segura.
A direção defensiva parte da boa e velha premissa de que prevenir é melhor que remediar. Dirigir defensivamente significa estar atento e antecipar situações que podem colocar a própria vida e a de outros em risco. “Toda vez que o motorista age com antecedência ele está praticando uma direção defensiva”, diz José David, ex-piloto profissional e diretor técnico do centro de pilotagem Roberto Manzini.
Atenção e antecipação são as palavras-chave para o processo. “Poucas pessoas prestam atenção no que estão fazendo enquanto dirigem. Durante o trajeto, elas guiam por inércia”, diz David. O piloto explica que, com o desenvolvimento das tecnologias automotivas, a maior causa de acidentes é a falha humana. Boa parte desses erros vem da distração, da falta de conhecimento e da ausência de planejamento.
Conheça alguns fundamentos da direção defensiva que vão te ajudar na estrada:
Foco total na pista
“Quando você perde o foco, acaba dirigindo por vários metros sem ver o que está acontecendo. Distrair-se por cinco segundos, a 80 km/h, é o suficiente para percorrer a distância de um campo de futebol sem perceber”, diz David. Hoje, o principal inimigo da concentração é o telefone celular, o “mal do século”, nas palavras de David. Um estudo realizado pela Universidade de Utah, nos EUA, revelou que o motorista usando o celular é tão perigoso quanto um bêbado ao volante. Segundo a pesquisa, os reflexos de quem dirige enquanto opera o smartphone ficam tão prejudicados quanto os de alguém com 0,08% de álcool no sangue. Mas o celular não é o único vilão. O motorista também pode se distrair se não estiver absolutamente concentrado, se ficar pensando na carga que tem para entregar ou em problemas familiares.
Faça sempre um check-list do veículo
Todos os componentes do veículo têm vida útil e se desgastam com o tempo. Alguns dependem da troca regular de insumos para um bom desempenho, caso da água do radiador, do fluido de freio para o sistema de frenagem e da pressão dos pneus. Esteja sempre ligado nos itens básicos de funcionamento do caminhão: situação dos pneus, os níveis de óleo de todos os sistemas, de combustível, da água do radiador e do limpador de para-brisa, além dos sistemas de iluminação (setas, luzes de freio etc).
Adote a postura correta ao volante
Sentar-se corretamente na hora de dirigir é fundamental para a segurança e saúde do motorista. “Quando sentamos bem no veículo nos cansamos menos, nossas visões lateral, periférica e de profundidade melhoram e a performance também”, diz David. O corpo precisa estar bem apoiado ao banco, ereto e o mais próximo possível de um ângulo de 90 graus. As pernas devem alcançar os pedais semiflexionadas. Os braços também precisam estar semiflexionados para manter a menor distância possível entre o peito e o volante. Esse posicionamento evita que o corpo seja jogado para os lados em uma curva, o que prejudica o controle do veículo. Segure o volante com as duas mãos paralelas, simulando os ponteiros de um relógio marcando 9h15: a mão esquerda no nove; a direita no três.
Saiba como se comportar em condições adversas
Situações climáticas adversas exigem cuidado redobrado na pista. Quando começa a chover, normalmente as pessoas ficam mais atentas, mas depois acabam tomando um pouco mais de coragem e se descuidam. “O início da chuva é sempre o pior momento, porque a sujeira vem à tona e a pista fica muito ruim. Com o tempo, o asfalto ganha mais aderência, os motoristas se enchem de confiança e voltam a acelerar. Mas o perigo da aquaplanagem ainda existe”, alerta David. A aquaplanagem é a perda da aderência do pneu com o solo quando o veículo passa por áreas com acúmulo de água. Com a pista molhada, o melhor a fazer é reduzir a velocidade. Isso eleva a carga sobre os pneus e aumenta a aderência. Ao atravessar uma poça não freie e mantenha as mãos firmes sobre o volante.
Sob neblina, é necessário utilizar farol baixo, aumentar a distância em relação ao veículo da frente e reduzir a velocidade. Não use o farol alto, pois ele reflete a luz nas partículas de água, ofuscando ainda mais a visão. “A neblina se forma a uma altura de 70 cm do chão, ou seja, o farol baixo vai iluminar abaixo da névoa”, explica David.
Esteja em boas condições para dirigir
Para cumprir o primeiro mandamento desta lista e ficar totalmente focado na direção, é preciso estar 100% fisicamente. Um dos grandes inimigos do motorista é o sono. Assim, uma importante decisão preventiva é parar para descanso a cada duas horas. Tal providência ajuda a circular o sangue no organismo e espanta a sonolência. Não pegue a estrada cansado e depois de discussões ou situações de estresse. Fique atento ao uso de medicamentos, pois alguns provocam sono e lentidão. Evite refeições pesadas e, é claro, o consumo de bebidas alcoólicas e drogas.