Financiamento é boa opção para preservar seu capital
Em vez de comprar à vista, financiar um caminhão seminovo é alternativa para manter capital de giro da empresa e folga financeira

Mais de 80% das aquisições de veículos comerciais (caminhões e ônibus) no Brasil são realizadas por meio de financiamento bancário, segundo a Associação Nacional das Empresas Financeiras das Montadoras (Anef). O financiamento é uma das maneiras mais acessíveis para aquisição de caminhões sem comprometer o orçamento dos compradores, tanto autônomos como empresas.
Em 2017, segundo dados da Renavam, foram licenciados 460,1 mil veículos comerciais, dos quais 392,9 mil são caminhões e ônibus usados. O número é 5,5% superior a 2016, quando foram licenciados 436,4 mil veículos comerciais – 372, 4 mil usados e 63,9 mil novos.
Os números demonstram a força dos caminhões seminovos no mercado automobilístico brasileiro. Segundo especialistas, a compra de um caminhão seminovo apresenta grandes vantagens em relação à de um zero quilômetro. A principal delas é a rápida depreciação de preços que atinge os novos, que é de cerca de 10% assim que o veículo deixa a concessionária.
Segundo dados da Anef, apenas 10% dos veículos comerciais vendidos são pagos à vista. Os motivos vão desde a disponibilidade de capital por parte do comprador até estratégias de curto e médio prazos para planejar o orçamento de maneira mais tranquila e sem sobressaltos.
Segundo o especialista e professor de finanças Ricardo Fernandes, da Universidade Presbiteriana Mackenzie, há diversas vantagens em financiar um caminhão em vez de comprar à vista. No caso de uma empresa, por exemplo, a compra à vista exige um volume grande de recursos nem sempre disponível naquele momento.
Veja também
Hiper Saldão de Pesados. Até 30 dias para pagar e financiamento em até 48x.
“O comprador pode utilizar o dinheiro que usaria para adquirir o caminhão à vista para aumentar o seu capital de giro na empresa”, explica Fernandes. “Se ele consegue comprar com taxas atraentes para o financiamento, o dinheiro que seria utilizado para pagamento à vista pode ser aplicado em outros gastos do dia a dia da empresa. Isso pode ser vantajoso, pois, com o capital na mão, o empresário não precisa buscar outros empréstimos mais caros”, completa.
Ainda segundo o professor de finanças, a opção pela compra a prazo ou à vista depende da situação e das necessidades do comprador. É necessário verificar a disponibilidade de dinheiro, o seu fluxo de caixa e o quanto o veículo vai render para o proprietário. “É importante calcular quanto o caminhão vai gerar em receitas e quanto ele vai ter de custos na hora de fazer os cálculos da compra”, diz. “Nem todas pessoas têm condições de comprar um caminhão à vista e não tem problema algum em fazer um financiamento. Apenas é necessário calcular a melhor forma financiar”, diz o professor do Mackenzie.
Você pode encontrar o seu caminhão seminovo e financiá-lo com melhores condições de pagamento e prazos, com taxas competitivas na BV, marca de Varejo do Banco Votorantim. Além disso, você pode consultar o MeuCarroNovo.com.br e encontrar ofertas de modelos que você procura. São mais de 200 mil opções entre carros, motos e caminhões.