Startups ganham destaque na Agrishow 2018
Empresas oferecem soluções tecnológicas para o campo e novidades serão apresentadas ao setor agropecuário

As inovações tecnológicas que surgem praticamente todos os dias tornaram-se aliadas poderosas para o aumento das produções agrícolas. Há muito tempo o computador, e mais recentemente o smartphone, são ferramentas essenciais aos produtores rurais, tanto quanto o trator ou a colheitadeira. Diante desse cenário, as startups exercem um papel de destaque na Agrishow 2018.
“O destaque não é para menos, pois hoje em dia metade das startups que surgem no país estão ligadas direta ou indiretamente ao agronegócio”, afirma o presidente da Agrishow, Francisco Matturro. A feira, um dos principais eventos agropecuários da América Latina, começou na segunda-feira em Ribeirão Preto, no interior de São Paulo. Durante os cinco dias do evento, são esperados cerca de 170 mil visitantes de 70 países. Mais de R$ 2 bilhões devem ser movimentados em negócios e dezenas de novidades devem ser apresentadas aos representantes do setor agropecuário.
“As startups devem ser uma parte muito interessante da Agrishow. Eu mesmo vou lá para aprender com elas”, afirmou o professor Marcos Fava Neves, da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da USP de Ribeirão Preto. Em entrevista à Rádio USP, o especialista em agronegócio explicou que o uso da tecnologia de ponta tornou-se essencial aos produtores rurais, independente do tamanho dos seus negócios.
Eficiência
“Só vai crescer [no agronegócio] quem for eficiente. E eficiente é aquele que está adotando a tecnologia disponível para as atividades no campo”, diz Fava Neves, que faz um alerta: “O produtor que não adotar a tecnologia no seu dia a dia eu sugiro arrendar a propriedade, independente se ela é de grande, pequeno ou médio porte.” O professor afirmou à Rádio USP que a tecnologia de ponta não é exclusividade dos grandes produtores rurais. Os pequenos agricultores também podem, e devem, ter acesso às novidades tecnológicas por meio das cooperativas, por exemplo. “Com a ajuda da cooperativa o produtor pode ter acesso a todo esse pacote de novidades”, diz o especialista.
A Agrosmart, startup focada em agricultura digital, apresentará soluções digitais aos visitantes da Agrishow. Entre elas, o sistema de medição e monitoramento de chuvas através de pluviômetros digitais.
A John Deere, fabricante de equipamentos agrícolas, receberá, em seu estande na feira, 20 startups convidadas para mostrar a integração entre a tecnologia e o campo. Para José Tomé, diretor da AgTech Garage, que engloba startups do agronegócio brasileiro, as empresas exercem papel importante na dinâmica de inovação no agronegócio. “Iniciativas como essa fomentam o ecossistema do empreendedorismo e são fundamentais para garantir o futuro tecnológico do agronegócio”, afirmou, sobre os encontros na Agrishow.
Opinião semelhante tem Raphael Ivan, diretor da e-Agro, startup especialista em gestão e que também participa da Agrishow: “Esperamos poder fazer contato com empresas na mesma sinergia, com soluções complementares e o mesmo objetivo: agregar valor ao produtor rural e toda a cadeia produtiva”, afirma.