Constellation 25.420: mais potência com menos custo
Cavalo-mecânico responde por demandas do transporte em composições com três até eixos espaçados.
Com o compromisso de produzir caminhões de acordo com o desejo do cliente, a Volkswagen Caminhões e Ônibus identificou a necessidade crescente do setor de transporte por veículos mais potentes, como solução para fazer viagens mais rápidas e, ao fim do ciclo, reduzir o custo da tonelada transportada. Vem daí o desenvolvimento do cavalo-mecânico Constellation 25.420 V-Tronic.
Ao adotar o motor Cummins de 9 litros com 420 cv a 2.100 rpm e torque máximo de 1.800 Nm (183,5 kgfm) a 1.300 rpm – o mais potente do portfólio da marca --, a engenharia da fábrica de Resende (RJ) incorporou na linha Constellation uma ferramenta de trabalho mais ágil em operações com semirreboques de até três eixos espaçados. São as chamadas carretas “vanderleias”, com até 53.000 kg de peso bruto total combinado (PBTC).
Reconhecido por ser um dos mais leves na categoria cavalo-mecânico 6x2, a força e a potência do motor do Constellation 25.420 garantem rapidez associada à maior possibilidade de carga líquida por viagem, o que inclui opção equipada com rodas de alumínio. O modelo tem vocação para aplicações rodoviárias, com atuação em vários segmentos.
Conforto de automático, resistência de manual
Desenvolvido para entregar o melhor custo-benefício de seu segmento, o Constellation 25.420 já nasceu com uma caixa de transmissão automatizada de série de 16 velocidades. O componente, fornecido pela ZF, alia robustez e baixo custo de manutenção do câmbio manual com o conforto de trocas de marchas automáticas.
O câmbio automatizado entrega economia e segurança às operações. A eletrônica embarcada elimina eventuais erros, garantindo mudanças de marchas corretas, conforme peso e topografia da estrada. Com isso, os componentes do conjunto de transmissão são preservados e evita o uso demasiado do acelerador. A inteligência do sistema também permitiu incorporar assistente de partida em rampa EasyStart e controle eletrônico de tração.
Destinado a cumprir longas distâncias rodoviárias, o modelo é oferecido com cabine estendida, leito teto baixo ou alto, além de dois tanques de combustível, totalizando 615 litros de diesel