Scania G 540 6x4 é o rei do transporte canavieiro
Com a chegada da nova geração de caminhões, Scania conquista o cliente do segmento de cana
Os números mostram: a família de caminhões para aplicações fora da estrada da Scania, no ano passado, liderou no segmento de cana-de-açúcar. Cerca de 40% dos caminhões vendidos para essa aplicação foram da Scania. Desenvolvido especialmente para esse segmento, o G 540 6x4 foi o modelo mais vendido.
Uma combinação de fatores colaborou com isso. O caminhão carrega uma série de benefícios que permitem que o transportador tenha um veículo com máximo desempenho e economia de combustível. Junto aos serviços conectados, é entregue ao cliente uma solução personalizada de acordo com a necessidade dos seus negócios, que proporciona também mais disponibilidade à operação de transporte.
G 540 6x4: mais economia no transporte de cana
As cabines com melhor aerodinâmica e os motores com tecnologia XPI são os responsáveis pela eficiência energética do veículo – que passa a rodar mais com menos.
O caminhão pesado G 540 6x4, com configuração de rodas 6x4, é equipado com motor de 540 cavalos e desenvolve torque de 2.700 Nm. Seu motor possui tecnologia XPI, novo sistema de injeção que garante maior eficiência da combustão, proporcionando até 8% de redução no consumo de combustível.
“É imbatível a nossa tecnologia de alta pressão de injeção com múltiplos pontos (XPI com sistema Common Rail) para diminuir consideravelmente o consumo, e também as emissões. Estamos à frente da concorrência. Além disso, nosso propulsor já está pronto para atender a próxima lei de emissões, Proconve P 8 ou Euro 6”, afirma Silvio Munhoz, diretor de Vendas de Soluções da Scania no Brasil.
Nascido para ser o rei do off-road
O G540 é direcionado para puxar composições com 74 t de peso bruto total combinado (PBTC). Tem capacidade máxima de tração (CMT) de 150 t, e o eixo com redutor nos cubos deixa o G 540 mais parrudo para encarar o chão de terra. Contudo, permite que o veículo também rode desenvolto em estradas pavimentadas, variação muito comum na operação de cana.
Com torque elevado em baixas rotações, ele garante maior velocidade média. Junto ao novo sistema Lay Shaft Brake, as trocas de marchas ficam mais rápidas e suaves.
Essa solução nada mais é que um sistema de freios no eixo secundário da caixa de mudanças, aumentando a velocidade média, principalmente em aclives, e potencializando a performance do veículo.
Robustez na medida certa
Além do desempenho, os atributos do caminhão se completam com a nova linha XT, que contempla um conjunto de acessórios e componentes exclusivos para caminhões de uso fora de estrada, deixando o veículo ainda mais robusto.
A proposta da Scania é levar o cliente do segmento a desafios ainda maiores de carga transportada versus produtividade versus hora trabalhada, além de robustez.
O para-choque de aço possui maior ângulo de ataque, o que ajuda na movimentação do veículo em terrenos mais acidentados. O acesso mais fácil ao pino de reboque deixa a operação mais ágil. Nas laterais do veículo há degraus para facilitar o acesso para inspeção de carga, além de maçaneta extra no teto. Grades protetoras nos faróis e o componente de admissão de ar mais alto, para que o motor trabalhe com menor poeira, estão inclusos na lista XT.
Solução completa
Para uma solução completa, é possível contar com a conectividade e com os planos com manutenção flexível, que garantem ainda mais desempenho e disponibilidade ao veículo.
Tudo começa com os Serviços Conectados Scania, sistema de gerenciamento de frotas da Scania que acompanha diversas funções do veículo, como média de velocidade, freadas bruscas, posicionamento do veículo, marcha lenta, diagnóstico remoto e consumo de combustível, analisando a condição do veículo em tempo real e possibilitando uma gestão mais inteligente e produtiva.
Assim, é possível aumentar a produtividade e a rentabilidade do seu veículo, transformando informações em resultados reais para sua operação.
As manutenções preventivas e corretivas ficam por conta do Programa de Manutenção Scania Premium Flexível Uptime, que as oferece de forma individualizada e personalizada. Com foco na disponibilidade, essa inovação da Scania une conectividade e inteligência de gestão, por meio de dois novos entregáveis: a Control Tower e o Pay Per Use, com cobertura customizável.
A exclusiva Control Tower atua na gestão ativa da eficiência do fluxo de oficina e dos processos de manutenção para que o veículo retorne a operação com máxima agilidade, garantindo até 30% de redução no tempo de parada.
Com a modalidade Pay Per Use, é possível personalizar a cobertura do programa e o modelo de gestão financeira conforme as necessidades do seu negócio.