Como economizar ao volante
Algumas dicas ajudam o caminhoneiro a gastar menos combustível.
Até mesmo os motoristas mais experientes podem ter vícios de direção que, muitas vezes, provocam gastos desnecessários de combustível. Algumas coisas parecem óbvias, como não acelerar demais na hora de trocar de marcha, mas outras são mais sutis.
Além de evitar maus hábitos ao volante, é preciso estar atento a aspectos básicos relacionados à manutenção do veículo. Vale a pena conferir o manual do caminhão e conhecer mais a fundo a máquina. Abaixo, listamos alguns cacoetes que aumentam o custo do abastecimento e outras dicas importantes.
Troca de marcha - Sabe aquela esticada no acelerador na hora de mudar de marcha? Então, melhor parar. Andar em uma velocidade não compatível com a marcha (seja ela mais alta ou mais baixa) eleva o consumo de combustível. Cada veículo tem o ponto certo para fazer a troca, descrito no manual. Esteja atento a esse detalhe e passe a marcha sempre de maneira suave.
Aceleração - Evite pisadas bruscas e intensas no acelerador, porque elas consomem muito mais combustível. Aqui, vale a mesma regra da troca de marcha: vá de leve.
Banguela - Deixar o caminhão na banguela (em ponto morto) é uma furada. Além de ser uma economia desnecessária, é perigoso, porque se você precisar reagir a alguma determinada situação não poderá contar com o motor. Com a tecnologia atual, manter o motor engrenado faz o sistema de injeção eletrônica cortar o fornecimento de combustível automaticamente. Aí sim você gera economia.
Pé pesado - Outra dica óbvia que envolve segurança e economia: quanto maior a velocidade, mais combustível é consumido. Para se ter ideia, um veículo a 100 km/h consome 20% a mais do que outro a 80 km/h.
Pé no freio - Freadas bruscas e desnecessárias também consomem mais. Não deixe para frear em cima da hora. Reduza a velocidade com antecedência e pise no pedal tranquilamente.
Escolha um bom lubrificante - Um lubrificante de qualidade é fundamental para manter o bom funcionamento e a saúde do motor. Ao escolher um bom produto você pode aumentar a vida útil do motor e evitar gastos desnecessários com manutenção.
Filtros em dia - O sistema de filtros é responsável por manter impurezas do tanque do veículo (como pó e ferrugem) e do combustível longe do motor. A filtragem deficiente compromete o funcionamento da máquina e aumenta o consumo. Portanto, é muito importante seguir o plano de manutenção do caminhão e trocar os filtros nas datas programadas.
De olho na calibragem - A pressão certa dos pneus é fundamental para o consumo correto de combustível do veículo. Verifique a calibragem semanalmente e sempre que for pegar a estrada.
Manutenção em dia - Fique atento ao funcionamento de todo o veículo. Cada caminhão possui seu plano de manutenção e as revisões programadas garantem a saúde da máquina. Agindo assim, você não será surpreendido com gastos desnecessários e com o mau desempenho.
Qualidade do combustível - A gasolina comum é um pouco mais barata que a aditivada. A diferença é que ela não faz a mesma limpeza no motor. A economia pode ser relativa: a médio prazo, a aditivada contribui para um desempenho melhor e mais econômico do motor. O mais importante em relação à qualidade é não cair no golpe do combustível adulterado. Mais do que prejudicar o consumo, ele pode causar sérios danos ao motor.
Alinhamento - Rodas desalinhadas não giram direito e provocando maior arrasto, interferindo diretamente na aerodinâmica do veículo e exigindo mais do motor, o que aumenta o consumo.