Planeje uma viagem mais eficiente
Especialistas mostram como preparar um percurso mais produtivo e rentável
Planejamento, estratégia e organização são fundamentos de qualquer trabalho bem feito e na estrada não é diferente. Antes de iniciar a viagem é muito importante ter um bom “plano de voo” para não ser surpreendido no trajeto e tirar o máximo proveito do serviço.
Para ajudá-lo a planejar uma viagem mais eficiente, conversamos com a empresa de logística Apisul, especialista no assunto. Veja, abaixo, algumas recomendações para sair ganhando ao longo da jornada.
Faça um planejamento financeiro
É muito importante ter controle de todos os gastos, não apenas dos relativos à viagem. Um bom planejamento deve incluir as despesas da rotina do caminhoneiro: aluguel ou prestação da casa, plano de saúde, telefones, custos fixos com o caminhão, custos variáveis com financiamento, manutenção, impostos, energia, combustível, hospedagem, alimentação e, é claro, despesas extras com lazer e outras atividades.
Atualmente, existem ótimas ferramentas online que facilitam a organização, como planilhas e aplicativos gratuitos de gerenciamento de gastos. O GuiaBolso é uma delas.
Cuide bem do caminhão
O caminhão é mais do que uma simples ferramenta de trabalho. Seu sustento e sua vida dependem dele, por isso, é vital mantê-lo em excelente estado para evitar gastos desnecessário. Faça sempre as revisões do veículo de acordo com o calendário estabelecido no manual do proprietário. Esteja em dia com o lubrificante do motor: o óleo é fundamental para o bom funcionamento do motor, a vida da máquina depende disso. Não esqueça que o prazo da manutenção, tanto para carretas como cavalos, é diferente. Use somente peças originais: o barato pode sair caro.
Verifique os sistemas de freio, de ar, a parte elétrica, a pressão do óleo e se os pneus e estepes estão em ordem (lembre-se: pneu fora do calibre tem sua vida útil reduzida em até 40%). Confira a suspensão e se a quinta-roda está em dia, assim como o pino-rei e o gavião. Cheque também luzes, lanternas, nível de combustível e não esqueça de ver se o extintor está dentro do prazo da validade. Tenha muita atenção ao verificar a arrumação da carga: altura, cordas, lona, lacre etc.
Tenha a documentação em dia
Garanta que toda a documentação (sua, do veículo e da carga) esteja sempre em dia. Caso contrário, você pode ter problemas com a polícia rodoviária e a fiscalização nas rodovias, o que pode atrasar seu frete e acarretar em prejuízos.
Planeje a rota com cuidado
É preciso saber muito bem as condições das estradas por onde você vai passar a fim de evitar perigos desnecessários. Defina bem o mapa de viagem. Identifique situações de risco, como áreas com sinalização precária, com ameaça de deslizamentos, buracos e alagamentos, trechos com histórico de roubo de carga. Sites como Google Maps e Maplink informam as condições do trânsito e das pistas compartilhadas pelos próprios usuários em tempo real.
Use a tecnologia
Há uma série de aplicativos que facilitam a vida do caminhoneiro. Além dos já citados Google Maps e Maplink, existem soluções como o Truck Pad, que ajuda a localizar cargas e fretes próximos, uma boa para conseguir fretes de retorno e fazer render ainda mais a viagem. Já o Clube Irmão Caminhoneiro Shell traz uma série de vantagens e promoções aos usuários dos postos Shell, como descontos em alimentação e brindes exclusivos.
Faça sua própria comida
Comer na estrada pode encarecer a viagem. Se possível, cozinhe sua própria refeições. Leve marmitas, frutas, biscoitos, água e lanches rápidos.