Investimento vocacional
Ford Caminhões amplia oferta de veículos projetados para cumprir serviços específicos.

Em seu estande de 2.200 m² na Fenatran, a Ford Caminhões apresentou inovações exclusivas para atividades únicas no transporte de carga. A partir de solicitações de vários segmentos, a fabricante desenvolveu soluções dedicadas a operações como coleta de resíduos e transporte de concreto, gás e bebidas.
Baseada em tendências e tecnologias disponíveis, a Ford amplia as opções aos operadores de transporte com foco na rentabilidade. “Os chamados caminhões vocacionais são resultado da aproximação da Ford Caminhões com seus clientes”, revela Ricardo Paradeda, supervisor de grandes vendas corporativas da montadora. “A Ford se adapta às demandas do cliente, entregando opções de acordo com a sua necessidade. Muitas vezes a solução nem existe no mercado.”
Para o segmento de coleta de resíduos, a Ford Caminhões apresentou novo modelo capaz de oferecer maior capacidade de carga. Ainda como protótipo, o Cargo 1723 Torqshift Kolector ganhou configuração 8x2 para receber coletores de 24 m³ em vez da habitual caçamba de 21 m³. Segundo a fabricante, é um projeto pioneiro, especialmente em Curitiba (PR), onde os operadores passaram a usar caminhões 8x2, mas com câmbio manual.
No mesmo 1723 Torqshift, a Ford desenvolveu em parceria com o implementador EGSA uma versão própria para o transporte de gás dotado de autotanque com capacidade para 15 m³. O veículo sai de fábrica sem necessidade de qualquer adaptação no chassi. O tanque é intercambiável, o que facilita a instalação do equipamento e a manutenção. Paradeda ressalta que o valor de revenda do caminhão é preservado, porque não são feitas alterações em sua estrutura.
O trem de força do 1723 Torqshift traz motor Cummins de 230 cv a 2.300 rpm e torque máximo de 83,7 kfgm entre 1.100 e 1.800 rpm, associado a uma caixa de câmbio automatizada da Eaton de 10 marchas. Introduzida na linha de caminhões da Ford em março do ano passado, a transmissão também favorece os modelos com assistente de partida em rampa, piloto automático inteligente (que mantém velocidade de cruzeiro constante em qualquer topografia) e função Creep (que movimenta o veículo lentamente bastando um toque no acelerador).
Afastada há alguns anos do segmento de distribuição de bebidas, a Ford volta com a opção Cargo 2429 Torqshifit. Também apresentado como protótipo, o caminhão promete mais produtividade e economia ao ser configurado como 6x2, equipado com câmbio automatizado, carroceria baixa e capacidade para dez pallets. Segundo Paradeda, trata-se do início de um projeto para aumentar a gama de produtos da montadora para este segmento. “A Ford sempre foi uma referência na distribuição de bebidas e estamos trabalhando para reconquistar esse status”, afirma.
Embora o setor da construção civil ainda sofra com a crise econômica dos últimos anos, a área se mantém como estratégica para a Ford Caminhões. Por isso, ela levou para a Fenatran o Cargo 2629 Betoneira, uma das estrelas do seu catálogo de produtos para os serviços em canteiros de obras.
O veículo sai de fábrica pronto para ser implementado, garantindo rapidez no trabalho. Além da robustez para enfrentar a severidade das operações do fora de estrada, a tração 6x4 entrega capacidade máxima de tração (CMT) de 42.000 kg. No trem de força atuam motor Cummins com 290 cv a 2.300 rpm e torque de 96,9 kfgm de 1.200 a 2.100 rpm e uma caixa de câmbio manual de 10 marchas da Eaton.