Caminhão autônomo já é realidade no Brasil
Volvo desenvolve veículo voltado para atender o setor sucroalcooleiro

Uma maneira de evitar o pisoteamento dos brotos das plantas durante a colheita da cana-de-açúcar é a busca contínua do setor sucroalcooleiro, a fim de garantir maior produtividade às safras posteriores. A natural imprecisão humana ao conduzir os veículos nas linhas de plantação reduz a produção a cada colheita com a passagem dos pneus sobre as mudas. Essa realidade, porém, está com os dias contados.
A Volvo exibiu na Fenatran o primeiro caminhão autônomo já testado e comercialmente viável para o transporte de carga no país. O modelo baseado em um VM foi desenvolvido no Brasil a partir de tecnologias globais disponíveis pelo grupo sueco. De acordo com a fabricante, o veículo consegue reverter 5% das perdas da produção ocasionadas pelo esmagamento das mudas no terreno, o que impede que elas se tornem adultas para as safras subsequentes.
O modelo foi aprovado nos testes nas lavouras da Usina Santa Terezinha, empresa do Grupo Usaçucar, um dos maiores produtores e exportadores de açúcar do Brasil, sediado em Maringá (PR). “O pisoteamento de soqueiras e a compactação do solo são, atualmente, os principais malefícios da cultura da cana-de-açúcar no Brasil, maior inclusive que os problemas provocados pelo clima e por pragas”, conta Paulo Meneguetti, diretor financeiro e de suprimentos do Grupo Usaçucar. “A nova tecnologia contribuirá decisivamente para melhorar a produtividade na operação.”
A tecnologia embarcada no VM Autônomo permite à colheita margem de desvio de 2,5 centímetros no trajeto do veículo nas linhas de plantação. E precisão é tudo que o produtor precisa, pois a colheita exige trabalho de 24 horas por dia, sete dias por semana. A pouca visibilidade noturna e a palha sobre o terreno tiram qualquer chance de o motorista operar o veículo sem passar por cima das mudas. “A tecnologia da Volvo proporciona alta precisão no traçado do caminhão. O motorista atua muito mais como gestor do equipamento do como condutor”, observa Bernardo Fedalto, diretor de caminhões Volvo no Brasil.
Em paralelo ao VM Autônomo, a Volvo lançou assistente de direção para ajudar o produtor de cana-de-açúcar. Ele é capaz de proporcionar resultados comparáveis aos da tecnologia autônoma. Em vez de o caminhão seguir o trajeto sozinho, o motorista tem auxílio de uma tela no painel que mostra o caminho para evitar o pisoteamento dos brotos.
Ao inserir o mapa digital da plantação antes da colheita, o sistema reconhece as linhas da plantação. Caberá ao motorista conduzir o veículo pelo monitor, que mostra uma barra de desvio sobre a imagem do caminhão digitalizado. Como o veículo autônomo, a precisão também pode chegar a 2,5 cm.