Delivery na tomada
MAN leva para a Fenatran o primeiro caminhão leve elétrico desenvolvido no Brasil

A Fenatran é, historicamente, uma feira de negócios onde são expostos produtos prontos para ganhar o mercado. Na 21ª edição do evento, a MAN Latin America surpreendeu ao apresentar o e-Delivery, protótipo de caminhão leve 100% elétrico baseado na recém-lançada família Delivery.
O modelo foi desenvolvido inteiramente no Brasil, em parceria com a Eletra, empresa de São Bernardo do Campo (SP) dedicada a projetos de transporte público elétrico, e a WEG, fabricante de motores elétricos. Segundo a fabricante, em 2018 o caminhão estará em teste real na distribuição de bebidas da Ambev. A produção em série está prevista para 2020.
O e-Delivery traz motor elétrico da WEG com 80 kW, equivalente a 109 cv, com torque de 493 Nm associado a uma caixa de transmissão automática da Allison. O conjunto foi desenvolvido para enfrentar diferentes condições de trânsito e topografia, como capacidade para partir de rampas com inclinação de até 25◦ graus e subir em ruas de até 30◦ graus.
As baterias do motor são de íon-lítio, que permitem recarga rápida de 30% da capacidade em 15 minutos ao longo da rota do veículo, ou recarga longa de 100%, feita em três horas. Dependendo da aplicação e da configuração do caminhão, a autonomia é de 200 km. O e-Delivery será oferecido nas versões para 9 ou 11 toneladas de PBT (Peso Bruto Total).
“O e-Delivery representa um marco na história da Volkswagen Caminhões e Ônibus. Trata-se de uma plataforma totalmente nova, desenvolvida no Brasil, na busca de alternativas de mobilidade nas cidades”, destaca Roberto Cortes, presidente e CEO da MAN Latin America. “O caminhão insere, definitivamente, a engenharia brasileira na rota global de tecnologia.”
O novo caminhão incorpora tecnologia de freio regenerativo, possibilitando a recuperação de até 30% da energia das baterias antes do acionamento do freio mecânico das rodas. Ao mesmo tempo, o sistema Eco Drive Mode economiza energia ao ajustar a demanda de corrente das baterias de acordo com o peso e as condições da carga.
O sistema de ar-condicionado e as bombas de água e direção também funcionam com motores elétricos, porém, independentes do sistema de tração. Eixos, suspensão, chassis, rodas e pneus são os mesmos da nova linha Delivery.
O resultado, segundo a Volkswagen Caminhões e Ônibus, é um veículo leve, versátil, com emissão zero de gases poluentes e do efeito estufa, além de baixíssimo nível de ruído. “Nosso centro de desenvolvimento investigou as melhores soluções mundiais para atender às necessidades dos clientes em veículos de baixas emissões, com o intuito de inaugurar uma era da indústria de transportes dos países emergentes”, resume Cortes.