Sistema ajuda a gerenciar armazéns
A ferramenta melhora a produtividade tanto da equipe quanto dos equipamentos envolvidos no processo

O WMS, sigla para Warehouse Management System, é uma ferramenta de gerenciamento de estoque, espaço físico e movimentação interna de mercadorias nas operações de armazenamento. Além de controlar estoques, ela permite automatizar o armazém.
Trata-se de um grande aliado dos profissionais da Totvs que atuam na área de logística, uma vez que otimiza as atividades operacionais e administrativas desde o recebimento até estocagem, separação de pedidos, alocação de endereçamento, expedição e inventário. A WMS é capaz de proporcionar agilidade na operação de armazenamento, aumentando a precisão de todas as informações sobre estoque.
Essa ferramenta torna a gestão dos armazéns mais eficientes por incrementar a produtividade tanto dos profissionais como dos equipamentos envolvidos no processo.
A dinâmica consiste em registrar cada movimento dentro do pátio de armazenagem, por meio da coleta de códigos de barras e, em alguns casos, utilizando radiofrequência, cujos dados são encaminhados em tempo real ao software, capaz de monitorar toda a operação.
A ferramenta permite que a Totvs tenha melhor controle dos estoques, reduzindo custos operacionais causados por eventuais erros durante o processo.
O software pode trabalhar com as operações que exigem a armazenagem do produto e sua gestão. Compreender as diversas especificidades exigidas por cada tipo de negócio é outra vantagem que o sistema oferece às empresas que trabalham com armazenagem.
Confira quais são as etapas que podem ser gerenciadas pelo WMS, segundo a Totvs.
- Controle de portaria: acompanha a entrada e a saída de pessoas e veículos.
- Recebimento: registra e acompanha a conferência das mercadorias.
- Armazenagem: indica o local onde o produto deve ser colocado no armazém.
- Movimentação: acompanha o deslocamento dos produtos entre áreas do armazém.
- Reabastecimento: gera ordens de suprimento.
- Separação: agrupa pedidos, otimiza distâncias dentro do armazém e identifica estoques para retirada.
- Conferência: verifica os produtos separados.
- Inventário: controla a gestão do inventário.
- Indicadores operacionais: monitora execução de trabalhos e resultados.
- Faturamento de serviços: faz os cálculos para cobrança dos clientes.