Visão de futuro da Bosch

Empresa apresenta VisionX, caminhão híbrido e conectado

Foto: Bosch

É natural as fabricantes apresentarem conceitos de carros do futuro. Mas os caminhões não ficam atrás e já existem algumas propostas para os pesos-pesados que futuramente estarão nas ruas. É o caso do VisionX Concept, da Bosch.

O VisionX mostra o que os veículos comerciais serão capazes de fazer daqui alguns anos. Totalmente conectado e podendo oferecer condução autônoma de acordo com a situação, o veículo da Bosch é movido a diesel ou eletricidade.

“Os motoristas estão deixando de ser meros condutores para ganhar papel cada vez mais importante como gestores de logística”, diz Markus Heyn, membro do conselho de administração da Bosch. “O caminhão do futuro será um dispositivo inteligente de 40 toneladas sobre rodas. É preciso estar muito bem preparado para comandá-lo.”

Conectividade inteligente e automação permitirão que o caminhão rode nas estradas sem a intervenção direta do motorista, ampliando o tempo para outras tarefas, como planejamento de rotas, processamento de documentos de envio ou simplesmente descanso.

O foco, porém, será aumentar a eficiência. É por isso que o VisionX tem motor diesel combinado com o elétrico. Além das vantagens da tecnologia híbrida com relação ao consumo de combustível e menos emissão de poluentes, ele se beneficia de sistemas que incluem a melhoria da segurança graças à frenagem coordenada, aceleração e direção. Tudo para chegar ao destino com mais rapidez e segurança.


Notícias relacionadas