Unimog vai bem na estrada, fora dela ou sobre trilhos

Modelo foi escolhido por empreiteira finlandesa para atuar nos projetos de infraestrutura e serviços de manutenção

Unimog U427 road-rail crédito: Daimler

Em contraste com o calor que embala as festas dos trópicos, o inverno europeu esfria todos os ânimos. A equipe de manutenção de ferrovias da VR Track, unidade de negócios de uma das maiores empresas de construção e engenharia para infraestrutura da Finlândia, porém, é capaz de não concordar.

A companhia trouxe para a frota unidades do Unimog U 427 para limpar a neve que costuma se acumular sobre uma rede de 6.000 km de trilhos ferroviários. Trata-se de um desafio comum para a empresa durante os meses de novembro a abril, quando as temperaturas no Norte da Finlândia frequentemente marcam menos de 15° Celsius.

O Mercedes-Benz Unimog U 427 é essencialmente um caminhão rodoviário, mas se apresenta como uma solução da engenharia para atuar nos mais diversos serviços. No caso entregue para a VR Track, o modelo tem dispositivo que o permite circular sobre trilhos, de acordo com a necessidade de uso. É o que se pode chamar de veículo dois em um, ou bimodal.

Além da indiscutível versatilidade que oferece para a aplicação, leveza, agilidade e garantia de baixa emissões foram outras das características do caminhão que influenciaram na decisão da VR Track na escolha pelo Unimog.

A prioridade de empresa foi pela multifuncionalidade que permite o veículo. Para atuar nos mais variados serviços dos quais a VR Track é responsável, o inclui manutenção de rede elétrica, rodovias e ferrovias, o Unimog também ganhou implementos adicionais como guindaste, grua, arados de neve, vassouras e cortadores, bem como engates para servir como rebocador.

Outra vantagem, é que o sistema das guias de trilhos do veículo, possibilita alterar a medida da bitola, permitindo trabalhos em ferrovias de diferentes países, caso da VR Track que também gerencia parte da rede ferroviária da Suécia.

O Unimog U 427 a serviço da empreiteira finlandesa tem tração integral e traz motor Euro 6 de 7,7 litros que desenvolve 275 cv e torque de 112,2 kgfm. Atua ainda no trem de força uma transmissão hidrostática que permite que a velocidade de trabalho seja ajusta de maneira contínua de 0 a 50 km/h.


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