Um DAF para comemorar 90 anos

Montadora apresenta luxuosa edição limitada de aniversário baseada no novo XF

DAF XF 90 anos Crédito: DAF Trucks

Para lembrar as nove décadas desde que Hub van Doorne e seu irmão Wim abriram as portas de uma pequena oficina de reparos de máquinas que viria a se transformar na DAF, em Eindhoven, Holanda, a fabricante não economizou no pacote que preparou para uma edição especial comemorativa. Uma pena que só disponível na Europa.

Limitada a 250 unidades, a versão, baseada no novo XF, incorpora o melhor que a fabricante pode oferecer, do acabamento ao conjunto mecânico. A partir da cabine Super Space Cab, a maior do portfólio da marca, os motoristas farão viagens com conforto e requinte.

A cabine, sustentada por sistema pneumático, pode ser encomendada a partir de três cores metálicas exclusivas para a edição – preta, vermelha ou azul – com faixas decorativas que integram nas laterais o logotipo histórico fabricante.

A grade dianteira, além adornada pelo emblema, traz os frisos pintados na mesma cor das faixas. Ao abrir as portas, mais uma vez o logotipo, dessa vez iluminado em conjunto com o número que o identifica na série.

Por dentro o acabamento de couro que mistura cores contrastantes se sobressai. O revestimento está presente nos bancos, no volante, em partes do painel e nas portas. No encosto do assento, mais uma vez, o logotipo histórico aparece marcado em relevo.

O pacote de conveniências e recursos para o motorista, a versão de aniversário traz sistema de multimídia com navegação, ar-condicionado, climatizador no teto, refrigerador e forno micro-ondas. Conta ainda com faróis de LED, conjunto óptico Skylight no topo da cabine, luzes de curva, defletores de ar e rodas de alumínio.

No conjunto mecânico funciona o motor Paccar MX-13 recentemente oferecido com novas potências, no caso 530 cv e 262,7 kgfm de torque. A transmissão é automática de 12 marchas. O cavalo-mecânico ainda pode ser 4×2 ou 6×2.

Quem levar a edição de aniversário, leva também um pacote de mimos com bolsa de viagem de couro, jaqueta, caneta DAF Waterman, carteira e um desenho do caminhão assinado pelo chefe de design da DAF, Bart van Lotringen.

“Ao desenvolver seus caminhões, Hub van Doorne concentrou-se em tecnologia, funcionalidade e conforto do motorista”, resume em nota Preston Feight, presidente da DAF Trucks. “A edição de aniversário dos 90 anos presta respeito ao fundador da nossa empresa.”


Notícias relacionadas