Scania investe em empresa de frete digital

Montadora busca oferecer mais transparência e eficiência aos clientes nos processos de expedição de carga

Foto: Scania/Dan Boman

Em mais um exemplo de que a indústria de automotiva se prepara para deixar de atuar somente como montadora de veículos e se apresentar como fornecedoras de soluções completas, a Scania acaba de anunciar investimento da ordem de sete dígitos em euros na sennder, empresa desenvolvedora de softwares sediada em Berlim, Alemanha, que digitaliza processos de expedição de carga.

Esta é a segunda ocasião na qual a Scania Growth Capital, fundo de capital de risco do grupo sueco, aplica recursos na companhia alemã. De acordo com a fabricante, a sennder dispõe de uma das principais plataformas de busca de frete da Europa, conectando embarcadores a transportadores. Além de aplicativos para os motoristas, a empresa também oferece, por meio digital, ferramentas de gerenciamento de frotas e logístico.

O frete rodoviário de carga, ainda muito dependente do papel e da manipulação física, vem ganhando novo status com a tecnologia, que torna o processo mais eficiente e transparente aos envolvidos. Por aplicativo o usuário tem os valores na hora, possibilidade de rastrear carga e veículo e acesso a relatórios. “A digitalização é um dos principais impulsionadores da mudança no ecossistema de transporte e logística”, observa Daniel Wedberg, diretor de gestão e negócios da Scania. “Investir na sennder está bem alinhado com a estratégia e os esforços de apoiar nossos clientes na digitalização de seus negócios e operações.”

De sua sede em Berlim, a sennder construiu uma lista de clientes que inclui alguns dos maiores players de comércio eletrônico do mundo. Por meio de uma frota virtual que compreende veículos que variam das pequenas vans a caminhões de 40 toneladas em toda a Europa, a sennder pode fornecer serviços de transporte de carga tanto fracionada quanto total.


Notícias relacionadas