Scania faz acordo para testes com comboios semiautônomos

Em parceira com transportadora finlandesa, pelotões de caminhões da empresa trafegarão nas estradas nórdicas

Platooning: direção semiautônoma crédito: Scania Trucks

A Scania fechou acordo com a transportadora finlandesa Ahola Transport para teste que possibilitarão a introdução de novas tecnologias de transporte, especialmente por meio da prática chamada platooning, na qual a operação é feita com um comboio de caminhões, guiados pelo primeiro da fila.

Segundo a fabricante este é o primeiro acordo com clientes na Europa com o objetivo de avaliar a tecnologia em rodovias públicas. A parceria também se concentrará no desenvolvimento de outros recursos relacionadas à assistência de direção.

Nas avaliações, a empresa de transporte usará caminhões Scania em pelotões de três ou mais caminhões conectados. O condutor da frente do comboio controla todo o comboio, enquanto o restante dos veículos o segue de maneira autônoma, embora os motoristas possam interferir na direção caso seja necessário.

A fabricante adianta que para introduzir as novas de tecnologias de transporte é fundamental aceitação pública, como também sustentação de legislação própria, que precisa ser elaborada. Os ensaios em situações reais de trânsito e avaliações em diferentes condições climáticas são essenciais. De acordo com a Scania, a parceria com a Ahola representa passo significativo para o plattoning se tornar comercialmente viável.

Hans Ahola, CEO da Ahola Transport, acrescenta: “É importante aperfeiçoar a condição de trabalho de nossos motoristas com a ajuda da tecnologia”, diz Hans Ahola, CEO da transportadora parceira da Scania. “As soluções planejadas também nos ajudam a atender às expectativas dos clientes para entregas mais rápidas e de cumprir metas ambientais.”

Em combinação com os pelotões de caminhões, novas funções de assistência de direção permitirão entregas mais rápidas por meio de um planejamento de rotas e velocidade de cruzeiro. Pela prática do platooning, a operação permite maior eficiência aerodinâmica, o que reduz o consumo de combustível e, portanto, as emissões de carbono.

“A Ahola Transport abraçou a digitalização para melhorar suas operações de transporte e planejamento de rotas”, diz Anders Dewoon, diretor de soluções de novos negócios da Scania. “Com parceiros como a Ahola Transport, podemos juntos testar novas tecnologias que farão parte do futuro ecossistema de transporte, com também garantir que seja efetivo e seguro,”


Notícias relacionadas