Renault Trucks anuncia elétricos para o ano que vem

Os primeiros modelos se destinam para as operações de distribuição urbana

Em 2019 Renault Trucks começará a vender caminhões elétricos Credito: Renault Trucks

A Renault Trucks prepara para 2019 a introdução no mercado europeu de uma gama de caminhões 100% elétricos. Os veículos a serem lançados são baseados no desenvolvimento em testes reais nas frotas de clientes da empresa ao longo dos últimos dez anos.

Inicialmente os modelos serão indicados para o transporte de carga em centros urbanos e transferências custas intermunicipais. De acordo com a fabricante, além de garantir a emissão zero de gases poluentes, a solução permite reduzir os congestionamentos graças à possibilidade de realizar as entregas em horários alternativos, afinal, os veículos também não emitem ruídos.

A Renault Trucks, marca do Grupo Volvo, pesquisa e desenvolve a eletromobilidade desde 2009. No período, em parceria com clientes como Carrefour, Nestlè e Dalanchy, cumpriu teste em condições reais de transporte, o que proporcionou à montadora obter informações valiosas a respeito do comportamento das baterias, instalações de recarga e requisitos de manutenção para caminhões elétricos.

Além dos veículos experimentais, com capacidades de carga de 12 a 16 toneladas, desde 2010 a Renault Truck oferece o Eletric Maxity um pequeno caminhão para 4,5 toneladas. “Nossa experiência comercial com o veículo nos permitiu levar conhecimento e velocidade à nossa rede de concessionárias em relação à vendas e manutenção”, diz François Savoye, responsável pela estratégia de eficiência energética da companhia. “Hoje, os veículos elétricos são soluções competitivas, diferentemente do que eram em 2010.”

Segundo a fabricante, uma linha de montagem dedicada integralmente à produção dos futuros modelos elétricos está em fase de instalação na fábrica de Blainville-sur-Orne, na Normandia, França.


Notícias relacionadas