Peterbilt incorpora na linha mais um gigante das estradas

A UltraLoft, nova cabine para longas distâncias do 579 foi desenvolvida com sugestões dos caminhoneiros

Peterbilt 579 UltraLoft Crédito: Peterbilt Trucks

Mais espaço interno livre, piso totalmente plano, compartimentos adicionais para armazenamento e maior área de estar são apenas alguns dos benefícios que os condutores encontrarão no novo Peterbilt 579 UltraLoft, apresentado pela fabricante de Denton, no Texas.

Se ficou mais confortável para o condutor, também o dono da frota irá gostar. Segundo a companhia, os engenheiros conseguiram melhorar a aerodinâmica em 2%, o que proporciona uma economia de 1% em comparação com a cabine tradicional do 579.

A menor resistência ao ar se deve ao conceito de design integral usado na construção do caminhão, no qual a cabine e os acessórios aerodinâmicos são praticamente parte de uma peça única.

De acordo com representantes da fabricante, o novo 579 UltraLoft é resultado da colaboração de operadores de transporte e principalmente motoristas. Foram ouvidos em torno de 400 profissionais das estradas durante o desenvolvimento para saber o que funcionaria ou não na nova versão do modelo.

“Os clientes pediram um produto que oferecesse mais espaço disponível, mas também eficiência e economia”, disse Kyle Quinn, gerente geral da Peterbilt Motors e vice-presidente sênior da Paccar. “Estou confiante de que os motoristas abraçarão completamente esta nova casa longe de casa.”

Na área de descanso, a cabine UltraLoft oferece 2 m³ para armazenamento, dentre prateleiras e armários. Inclui ainda um beliche (opcional), sendo a cama a de cima dobrável, o que permite dobrar a capacidade para guardar objetos. As camas, aliás, contam casos a parte. De acordo com a fabricante, são as maiores do mercado dos Estados Unidos, com 2,2 metros de comprimento, a debaixo, e 2 m, a de cima, ambas com pouco mais de um metro de largura.

Tomadas de energia também não faltam ano interior da UltraLoft, desde as de 12 volts, como as de 110 volts, além de portas USB bem posicionadas para facilitar acesso. Os motoristas certamente apreciarão o espaço adicional para a instalação de um TV de 32 polegadas e a presença de prática mesa de jantar ou de trabalho.

A nova versão do 579 é uma reação da fabricante frente às novas opções de veículos para longas distâncias rodoviárias apresentadas por rivais como Freightliner, Navistar, Mack e Volvo.

O 579 UltraLoft, como os outros modelos da fabricante, conta com amplas possiblidades de configuração, do tipo de chassi aos eixos. Para o trem de força, o transportador pode escolher motores Paccar de 13 litros que geram de 380 a 500 cv associados a uma caixa de transmissão automática. No portfólio também há opções de motores a gás natural fornecidos de Cummins.

O Peterbilt 579 UltraLoft está programado para entrar em produção a partir de julho, na fábrica de Denton.


Notícias relacionadas