MAN tem novas opções na família Constellation

Família ganha cavalo-mecânico baseado no 17.280 e nova configuração para o 25.420

Constellation 17.280 Tractor Foto: MAN Latin America

Além de uma inédita família de caminhões leves Delivery lançada na Fenatran 2017 e do protótipo 33.440, fruto da parceria das engenharias alemã e brasileira, a MAN Latin America também reforçou a oferta na linha de caminhões Constellation. Transportador agora tem opção de um novo cavalo-mecânico baseado no 17.280 e a possibilidade de suspensão pneumática no 25.420.

O primeiro, a montadora espera atender de maneira mais adequada a crescente operação com cavalos-mecânicos 4×2 atrelados a semirreboques de dois eixos, especialmente nos segmentos de cargas gerais, carga seca e hortifrutigranjeiros. Equipamento com motor MAN de 280 cv e torque de 1.050 Nm de 1.100 a 1.750 rpm que dispensa o uso do agente Arla 32.

De acordo com a empresa, trata-se do único cavalo-mecânico do mercado nacional com essa característica. Sem necessidade da ureia para o pós-tratamento de gases, o transportador ganha em menores custos operacionais, afirma a companhia. No trem de força ainda o modelo traz uma caixa de transmissão mecânica da ZF de 9 marchas.

A MAN também argumenta como benefício entregue pelo novo modelo, a tara reduzida do veículo, o que permite elevar a capacidade de carga transportada por viagem e, assim, diminuir o custo por tonelada transportada.

Para o Constellation 25.420, a montadora prepara oferta do veículo equipado com suspensão pneumática para atender à demanda de transporte de cargas sensíveis. O caminhão receberá oito bolsões de ar com suspensor eletropneumático no eixo auxiliar, além de um sistema eletrônico de ajuste de nível.

Outra novidade para o conjunto é o eixo de apoio posicionado à frente do eixo de tração, e com distância entre eixo de 2.800 mm para acomodar trinta pallets em composições com semirreboque de três eixos convencionais ou espaçados. Como opcional, o veículo também poderá receber balança embarcada para leitura do peso sobre os eixos.

O cavalo-mecânico Constelation 25.420 tem motor Cummins ISL de 420 cv e 1.850 Nm de torque. A transmissão automatizada é da ZF com 16 velocidades e o peso bruto total combinado (PBTC) chega a 53 toneladas.


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