Tecnologia

Caminhões da Pepsico testam uso de energia solar

Caminhões da Pepsico receberam painéis no teto desenvolvidos pela brasileira Sunew que captam energia solar para abastecer baterias e sistemas elétricos

Redação

15 de jul, 2020 · 5 minutos de leitura.

Publicidade

Energia solar para caminhões aumenta a vida útil dos componentes elétricos
Crédito:Pepsico/Divulgação
Energia solar para caminhões aumenta a vida útil dos componentes elétricos

A Pepsico e a Sunew desenvolveram um sistema inédito para caminhões que utiliza eletricidade gerada por energia solar. O equipamento é instalado no teto do baú (foto abaixo) e atua em conjunto com o sistema elétrico, incluindo a bateria e os dispositivos de iluminação. Isso permite aumentar a durabilidade dos componentes elétricos sem agredir o meio ambiente.

A Sunew instalou filmes fotovoltaicos orgânicos (OPV) em dez veículos da frota de distribuição da PepsiCo. Os OPVs captam os raios de sol que incidem sobre o teto dos caminhões.



O equipamento inclui um controlador de carga elétrica que gerencia o envio de energia para a bateria do caminhão. Serve também para abastecer os dispositivos de iluminação, como faróis, luzes de seta, da cabine e do implemento. E abastece ainda a impressora fiscal instalada no veículo.


Publicidade

Redução de emissões

O sistema criado pela empresa brasileira garante que a bateria do caminhão esteja sempre com plena carga. Isso aumenta a disponibilidade do veículo. Outra vantagem é a ampliação da durabilidade da bateria. O resultado são menores custo de manutenção e impactos ao meio ambiente, uma vez que o prazo para descarte da bateria será maior.

O projeto ainda está em fase inicial de testes. Se os resultados forem positivos (e tudo indica que isso irá ocorrer), o sistema será instalado em toda a frota da PepsiCo.


"O projeto em parceria com a Sunew e outras iniciativas, como a inclusão de veículos elétricos e movidos a GNV à frota, visam contribuir para mitigar as emissões de CO2 no meio ambiente", diz o diretor sênior de Supply Chain da Pepsico Brasil, Eduardo Sacchi. "A meta da companhia é reduzir nossas emissões globais em 20% até 2030

Energia solar para caminhões

A energia solar captada por meio de OPV já é utilizada em edificãções e no mobiliário urbano. Por meio da parceria com a Pepsico, a Sunew está ingressando no mercado de mobilidade. A tecnologia desenvolvida pela empresa é direcionada a vans, ônibus e caminhões. Isso porque esses veículos têm grandes áreas livres no teto, onde os raios do sol incidem mais.

O painel é formado por várias lâminas de OPV, como se fosse um sanduíche. O material é leve, flexível, semitransparente, resistente a torção e vibração e com alta capacidade de absorção de luz difusa.


Segundo o gerente de produtos da Sunew, Felipe Reis, essas características fazem com que o OPV seja uma ótima solução para uso em veículos. "Os painéis solares tradicionais poderiam apresentar trincas e danos que reduziriam drasticamente sua vida útil nessas condições de operação."

Frota limpa da Pepsico

A Pepsico vem atuando em várias frentes para reduzir as emissões de poluentes de sua frota de veículos. Recentemente a empresa incorporou 18 unidades do Scania R 410 6x2 movido a GNV.

A companhia também tem caminhões elétricos JAC IEV 1200T. Os modelos da marca chinesa têm baterias de 97 Kwh que garantem autonomia de até 250 km. Com 8 t de Peso Bruto Total (PBT) os JAC operam na distribuição dos produtos da divisão de salgadinhos da Pepsico.


Deixe sua opinião