Lançamentos

Caminhão à prova de balas

Parceria da Mercedes-Benz com a Prosegur resulta em soluções mais adequadas ao transporte de valores

Décio Costa

06 de jul, 2017 · 5 minutos de leitura.

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Axor 2644
Crédito:fotos: Mercedes-Benz

A fabricante de caminhões desenvolveu para a empresa de segurança sete modelos Axor 2644 blindados e outros 134 chassis 915 E concebidos para garantir qualidade de fábrica e tornar mais ágil o processo de blindagem de carros. Os veículos são resultados do trabalho do CTT, centro de customização para cliente, área criada pela montadora especialmente para atender pedidos especiais. A encomenda feita pela Prosegur faz parte de sua política de renovação de frota, na qual está aplicando R$ 5 milhões.

De acordo com a Mercedes-Benz, as adequações necessárias para atender às necessidades da empresa partiram da experiência da Prosegur dos habituais pedidos de blindagem. “No caso dos chassis, o maior desafio foi uma solução técnica para distribuir o peso no veículo”, conta Marcos Andrade, gerente de produto caminhão da montadora. “Diferentemente dos ônibus, no qual a maior exigência ocorre nos horários de pico, o carro-forte trabalha praticamente o tempo todo com sua capacidade total, sem poder quebrar, por uma questão óbvia de segurança.”

Um dos pontos críticos no processo de blindagem é a intervenção exagerada do implementador no equipamento original de fábrica, como cortes nas longarinas. Ao levar esse aspecto em consideração, a Mercedes-Benz desenvolveu um chassi específico para a aplicação de transporte de valores pronto para receber a carroceria blindada, o que garante melhor qualidade e mais rapidez na hora da adaptação. Ao todo, o chassi 915 E recebeu 11 adequações para que o implementador toque o mínimo possível no equipamento.


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Dentre as mudanças estão o encurtamento da distância do entre-eixo de 4.500 milímetros para 3.150 mm na própria linha de montagem, o reposicionamento do tanque de combustível e dos reservatórios de ar para traseira do veículo, acertos do tamanho de eixo cardã e dos chicotes, além de instalar alavanca de câmbio diretamente sobre a caixa de transmissão.

Foto: Mercedes-Benz

“A blindagem de um chassi, que demandava de sete a dez dias, agora pode ser feita em apenas um dia”, garante Andrade. “O custo do processo também foi reduzido. O cliente deverá desembolsar de R$ 3.000 a R$ 4.000 a menos por veículo”, estima.


Além dos chassis, a Prosegur também incorporou sua frota com os Axor 2644 blindados. Nesses casos, os cavalos-mecânicos ganharam um quarto eixo, dois deles direcionais, e capacidade volumétrica nos reboques. A solução, segundo a montadora, resultou no maior caminhão blindado da América Latina, uma composição bitrem com dez eixos capaz de acomodar 175 m³.

Foto: Mercedes-Benz

Nicho – Segundo dados da Mercedes-Benz, o mercado de veículos para atuar no transporte de valores absorve de 250 a 300 unidades por ano. Por volta de 95% do segmento é representado por chassis leves, com PBT, Peso Bruto Total, de até 9 toneladas. A Mercedes-Benz participa com 65% desse mercado. Até um ano atrás, registrava fatia de 40%.


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