Actros de sonho das estradas da Finlândia

Inspirado na cultura lowrider, o modelo da Mercedes-Benz 2663 precisou de mais de 6.000 horas de trabalho

Actros Lowrider Crédito: Mercedes-Benz

O finlandês Miks Auvinen tem sua própria maneira para reter bons motorista na Kuljetus Auvinen, a transportadora familiar que comanda em Helsinque. O empresário, com a ajuda do condutor Arto Simola e do artista do aerógrafo Perttu Papunen, transformou o Actros 2663 em uma obra de arte, inspirada nos lowriders, os carros rebaixados das periferias próximas à fronteira dos Estados Unidos com o México.

A composição de 9 eixos, utilizada no transporte de cimento pelas estradas finlandesa, em rotas de 400 a 500 quilômetros dia, precisou de 6.000 horas para ficar pronta, da elaboração dos desenhos e escolha de acessórios à pintura. Do conceito inicial até o primeiro test-drive foram gosto no projeto por volta de € 450.000.

Além da rotina de trabalho no transporte, o Actros Lowrider, como foi batizado, é também atração garantida em diversos eventos e competições de caminhões de demonstração. O modelo já faturou sete prêmios ao longo da carreira, um deles o cobiçado Nordic Throphy, no ano passado, durante o Trailer Trucking Festival, em Linköping, na Suécia.

Modelo é repleto de detalhes, tem muitas peças cromadas, pneus com banda branca, rodas raiadas e, por dentro, predomina o couro e o veludo. A concepção do Lowrider, passou ainda pela oficina da HIO-MEX, empresa finlandesa especializada em peças automotivas de aço inoxidável. Graças a um polimento eletrolítico que recebeu, as superfícies do caminhão são extremamente lisas, o que evita a retenção da sujeira. Mesmo com mau tempo, o Actros da Kuljetus Auvinen se destaca na paisagem.

 


Notícias relacionadas