Notícias

Volvo apresenta seu primeiro caminhão elétrico

Modelo da linha FL para operações de distribuição estará disponível no ano que vem na Europa

Redação

13 de abr, 2018 · 3 minutos de leitura.

Publicidade

Volvo FL Electric
Crédito:Crédito: Volvo Trucks

A Volvo Trucks confirmou o início das vendas e produção em série para o ano que vem do FL Electric, seu primeiro caminhão 100% elétrico. O modelo será destinado para cumprir aplicações urbanas, da distribuição de mercadoria à coleta de resíduos nas cidades.

O caminhão chegará para atender necessidades de carga de até 16.000 kg de peso bruto total combinado (PBTC). Traz trem de força com motor elétrico capaz de gerar 130 (kW) 176 cv e torque de 43,3 kgfm associado a uma transmissão de duas velocidades.

De acordo com dados das especificações técnicas, o FL Electric armazena energia em conjunto de 2 a 6 baterias de íons de lítio e promete autonomia de até 300 km, a depender das condições do transporte, como peso e trânsito. O tempo de recarga completa é de 10 horas ou de 1 a 2 horas por meio de carga rápida.


Publicidade

A Volvo Trucks acredita que contar com melhor qualidade do ar e menos ruído na cidade, é possível planejar moradia e infraestrutura de maneira mais ampla. Sem gerar emissões do escape, o caminhão elétrico pode ser usado em zonas de restrições ambientais, área que serão cada vez mais comuns nas grandes cidades. O baixo nível de ruído ainda oferece oportunidades para atuar à noite, o que minimiza o congestionamento do trânsito durante o dia.

“Com o FL Eletric estamos possibilitando às cidades que visam o desenvolvimento urbano sustentável se beneficiem das vantagens dos transportes de caminhões eletrificados”, resume Claes Nilsson, presidente da Volvo Trucks.

A concepção do Volvo FL Electric aproveitou a experiência adquirida pela Volvo Buses. A empresa irmã já acumula mais de 4.000 ônibus elétricos vendidos desde 2010. Antes de ganhar toda a Europa, ainda este ano duas unidades do caminhão começarão a operar em Gotemburgo, Suécia, pela empresa de coleta de lixo e reciclagem Renova e pela transportadora TGM.


Deixe sua opinião